Exame Logo

Acordo põe fim à greve de funcionários da Lufthansa

Ainda não está claro se a suspensão da greve também inclui o restante da paralisação de 24 horas programada para hoje

Greve dos funcionários da Lufthansa em Frankfurt, na Alemanha (Kai Pfaffenbach/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 7 de setembro de 2012 às 15h06.

Frankfurt - Os tripulantes de cabine da Lufthansa e a companhia aérea alemã fizeram um acordo que dará fim à greve dos funcionários, informou nesta sexta-feira o sindicato UFO, que representa os trabalhadores.

A suspensão da greve terá início a partir da meia-noite deste sábado (19h de Brasília desta sexta-feira), após o término da paralisação de 24 horas programada para hoje.

Veja também

O chefe do sindicato UFO, Nicoley Baublies, afirmou que ainda está sendo definido o mediador das negociações. No processo de conciliação, serão debatidos até a próxima quarta-feira, reajuste salarial e participação nos lucros da companhia.

Além disso, outros assuntos controversos serão discutidos, como a renúncia da Lufthansa em contratar pessoal externo, apontou o porta-voz da empresa, Alexander Behrens. A Lufthansa já admitiu rever a decisão de contratar pessoal externo nas conexões aéreas para Berlim.

A paralisação de 24 horas, que teria adesão de 18 mil funcionários da Lufthansa, fará com que a companhia cancele 41 voos até a próxima quinta-feira. Hoje, dois terços dos embarques foram afetados, atingindo aproximadamente 100 mil passageiros.

A companhia alemã de transporte ferroviário Deutsche Bahn, por sua vez, teve 10 mil viajantes a mais que o habitual como consequência da paralisação dos tripulantes de cabine da Lufthansa. Não chegou a haver aumento no número de trens, já que as sextas-feiras sempre ocorrem acréscimo no serviço.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEuropaGrevesPaíses ricos

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Negócios

Mais na Exame