Negócios

Acordo;MCI/Verizon encerra reestruturação de telecom nos EUA

Negócio fechado ontem é o último de quatro grandes transações nos últimos 15 meses, que movimentaram um total de 100 bilhões de dólares

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h40.

A Verizon Communications venceu uma disputa de três meses pela aquisição da MCI, a última grande operadora independente de telefonia de longa distância. O negócio, afirma reportagem desta terça-feira (3/5) do jornal americano The Wall Street Journal, coroa um reordenamento histórico da indústria de telecomunicações dos Estados Unidos, que durou quinze meses.

O acordo final foi fechado ontem, depois que a Verizon elevou sua oferta para 26 dólares por ação (ou 8,44 bilhões de dólares), ante 23,10 dólares cinco semanas atrás (leia reportagem sobre a primeira oferta da Verizon). Os valores finais da compra são 25% maiores do que os 6,75 bilhões anunciados em fevereiro.

A MCI afirmou preferir esse negócio à oferta da Qwest -- a outra pretendente --, mais elevada: 30 dólares por ação, ou 9,74 bilhões de dólares. Foi a quarta recusa, e dessa vez a Qwest desistiu.

O presidente executivo da Qwest decidiu que não era financeiramente praticável continuar elevando a oferta. Agora, diz a reportagem, é provável que a Qwest se una a grupos de consumidores para combater a aquisição em fóruns antitruste. O receio é que a consolidação das telecom conduza a uma alta das tarifas telefônicas. Caso o negócio seja aprovado pelas autoridades reguladoras, o mercado americano será dominado por duas gigantes: a SBC Communications e a Verizon.

O negócio fechado ontem é o último de quatro grandes transações nos últimos 15 meses, que movimentaram um total de 100 bilhões de dólares. Cingular Wireless comprou a AT&T Wireless Services por 41 bilhões em fevereiro de 2004, criando a maior operadora de telefonia móvel dos Estados Unidos. Em dezembro, a Sprint concordou com uma fusão de 35 bilhões de dólares com a Nextel Communications. A compra da AT&T pela SBC, de 16 bilhões de dólares, ocorreu em janeiro.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Negócios

Como linhas de crédito para COP vão ajudar Dona Lúcia, cozinheira que mudou o modo de comer no Pará

Justiça aceita pedido de recuperação judicial da Casa do Pão de Queijo

De pequena farmácia a gigante da beleza, como O Boticário virou um fenômeno com R$ 30 bi em vendas

Smart Fit compra rede de estúdios Velocity por R$ 183 milhões

Mais na Exame