15 novidades da Berlin Air Show 2012
Feira de aviação reúne 270 aeronaves de todos os portes na capital alemã; clique nas fotos e vejas as novidades
Da Redação
Publicado em 12 de setembro de 2012 às 20h06.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h18.
São Paulo – A International Air Show Berlin ILA 2012 foi aberta nesta terça-feira, na capital da Alemanha. A feira de aviação reúne 1.243 expositores de 46 países, entre fabricantes de aeronaves, fornecedores e prestadores de serviço para a indústria aeronáutica. Mas, se você não é do setor, a maior atração com certeza são as 270 aeronaves expostas no evento. De medalhões como o Airbus A380, o maior avião comercial do mundo, a jatos militares, passando por aparelhos para voo esportivo, há opções para todos. Clique nas fotos e vejas as novidades e curiosidades da Air Show Berlin, que termina no próximo dia 16.
A área de exposição da Berlin Air Show chega a 250.000 metros quadrados, divididos entre estandes de fornecedores e aeronaves. Os aparelhos estão agrupados por área – uso comercial, militar, de treinamento, etc. Na foto, uma vista dos preparativos para a feira.
O Orka é um avião executivo e de lazer, projetado para transportar até quatro pessoas – sendo um piloto e três passageiros. Produzido na Polônia, alcança uma altitude de 8.700 metros. Sua velocidade máxima é de 359 quilômetros por hora, mas sua velocidade de cruzeiro é de 261 quilômetros por hora.
A Berlin Air Show 2012 também conta com uma área para jatos executivos, como o Beech Premier, fabricado pela Beechcraft. Tendo como principal concorrente o Cessna Citation, o aparelho pode transportar até sete passageiros. Sua velocidade máxima é de 854 quilômetros por hora, a uma altitude de 10.000 metros.
O Airbus A380 é o maior avião comercial do mundo. Em sua versão padrão, com três classes, transporta 525 pessoas, distribuídas em dois andares. A capacidade pode chegar, porém, a 853 pessoas, se projetado apenas com a classe econômica. Na foto, o aparelho da companhia aérea Emirates é comparado a um simples planador.
Ainda em fase de testes, o Eurocopter X3 deve entrar em produção comercial até 2020. Seu primeiro voo foi em setembro de 2010. Seu principal apelo é a velocidade. O X3 pode chegar a 430 quilômetros por hora, a uma altitude de 2.500 metros. Sua velocidade de cruzeiro, porém, é de 407 quilômetros por hora. A principal inovação estrutural são duas turbo-hélices nas laterais do aparelho. Além disso, o X3 não possui rotores na cauda.
O helicóptero é um velho conhecido das forças armadas. Foi lançado em 1964 para integrar a frota dos Estados Unidos, mas também é usado pela Alemanha e Israel. Desenhado para transporte de cargas e tropas, leva quatro tripulantes e até 38 soldados. Em seu compartimento interno, pode carregar até 3.600 quilos. Se a carga for pendurada, pode chegar a 5.900 quilos.
A RUAG Aviation trouxe para a mostra um helicóptero Aérospatiale AS332 M1. A empresa é especialista em implantação e manutenção de sistemas de aviação. Já o Aérospatiale é um helicóptero de transporte civil e militar, fabricado pela Eurocopter. Sua primeira versão é de 1978.
O Mirage, um dos mais famosos caças do mundo, também está presente na feira alemã. Produzido pela francesa Dassault, o jato conta com várias versões. O modelo mais sofisticado, o Mirage 4000, foi lançado em 1979 e pode alcançar 2.445 quilômetros por hora.
Os aviões não tripulados também marcam presença na Berlin Air Show 2012. O Global Haw RQ-4 é fabricado pela Northrop Grumman, e é um dos mais conhecidos aparelhos do gênero. Usado sobretudo em missões de vigilância e reconhecimento, é capaz de esquadrinhar até 103,6 quilômetros quadrados em um dia. O recorde de altitude do aparelho é de 19.928 metros, e a maior distância já percorrida foi de 13.219 quilômetros.
O Airbus A400M é uma versão militar para transporte de cargas e soldados, desenvolvido pela fabricante europeia de aviões. Movido por quatro motores a hélice, realizou seu primeiro voo em dezembro de 2009. Desde então, quase 200 aparelhos foram encomendados por oito países.
O Stemme S15 Condor II é um planador cujo projeto foi derivado do S10, lançado nos anos 80. Sua velocidade de cruzeiro é de 140 nós (cerca de 260 quilômetros por hora). Já sua velocidade de subida (climb rate) chega a 787 pés por minuto (cerca de 15 quilômetros por hora).
O Carbon Cub SS é classificado como um avião para voos esportivos. Seu atrativo é o uso de componentes de fibra de carbono, o que reduz seu peso, com todas as vantagens alegadas pela fabricante, a Cub Crafters, como o menor consumo de combustível, a facilidade de manobras e a velocidade.
A feira também possui uma área de aviões antigos. Nela, podem-se encontrar modelos que ajudaram a escrever a história da aviação. O da foto é o De Havilland DH.84 Dragon. Seu primeiro voo comercial ocorreu em abril de 1933. Ele era capaz de transportar 6 passageiros, com 20 quilos de bagagem cada. Uma de suas rotas mais famosas era Londres-Paris. No total, foram construídos 220 Dragons.
Também na área de aviões históricos, está o Bf 108 Taifun, um monomotor alemão para voos esportivos e de lazer capaz de transportar quatro pessoas. Seu protótipo foi chamado de M37 e seu primeiro voo ocorreu em 1934. Até 1945, quando saiu de linha, estima-se que 885 deles tenham sido fabricados.