Exame Logo

Vice-presidente do Fed pede demissão em carta a Bush

Depois de oito anos na diretoria do banco central norte-americano, Roger Ferguson pretende "perseguir outras oportunidades profissionais"

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

Roger Ferguson, vice-presidente do Federal Reserve (Fed), enviou nesta quarta-feira (22/2) uma carta de demissão ao presidente dos Estados Unidos George W. Bush. No texto, Ferguson diz que seu trabalho no banco central norte-americano foi "recompensador e estimulante", mas que agora é tempo de "perseguir outras oportunidades profissionais".

Segundo o The Wall Street Journal, o presidente do Fed, Ben Bernanke, declarou que Ferguson deu "contribuições inestimáveis ao Federal Reserve e ao país". Entre as atitudes do vice louvadas por Bernanke estão a representação do banco central em outros países e a defesa de uma política monetária transparente após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.

Veja também

Ferguson, advogado de 54 anos com doutorado em economia, foi indicado à diretoria do Fed em 1997 pelo presidente Bill Clinton e nomeado vice-presidente por George Bush, em 28 de outubro de 2003. Ele ocupará o cargo até 28 de abril deste ano, abreviando um mandato que terminaria em outubro de 2007.

Único democrata entre os sete diretores do Fed - cinco são republicanos, inclusive Bernanke, e um é independente - Ferguson trabalhou como advogado e sócio em uma empresa de consultoria antes de entrar para o Fed. O sucessor será apontado pelo presidente e confirmado pelo Senado dos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame