Mundo

Venezuela retoma operações em refinaria após explosão

O desastre paralisou as operações das instalações produtoras de 645 mil bpd da estatal PDVSA


	Logo da PDVSA: as autoridades estão investigando o que pode ter causado o vazamento de gás que levou à explosão
 (Wilfredor/Wikimedia Commons)

Logo da PDVSA: as autoridades estão investigando o que pode ter causado o vazamento de gás que levou à explosão (Wilfredor/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de agosto de 2012 às 22h58.

Priorizar nos meus resultados Google

Caracas - A refinaria venezuelana Amuay retomou as atividades de uma unidade de destilação de petróleo de 100 mil barris por dia (bpd), disse à Reuters o ministro da Energia, Rafael Ramirez, nesta sexta-feira, após uma explosão que matou quase 50 pessoas e provocou um grande incêndio.

O desastre paralisou as operações das instalações produtoras de 645 mil bpd da estatal PDVSA, que integra o segundo maior complexo de refinarias do mundo. Por dias, os bombeiros combateram chamas nos tanques de armazenamento, mas nenhuma das unidades de produção da Amuay foi afetada.

"A unidade (de destilação) foi reiniciada, processando 100 mil bpd", disse Ramirez por telefone.

As autoridades estão investigando o que pode ter causado o vazamento de gás que levou à explosão. Além das vítimas, a explosão destruiu 200 residências próximas.

O acidente foi o mais mortal para a indústria petroleira nos últimos anos, se aproximando somente do incêndio em 1997 na refinaria de Visakhapatnam, na Índia, que matou 56 pessoas.

Acompanhe tudo sobre:Química e petroquímicaAmérica LatinaIncêndiosVenezuela

Mais de Mundo

Aos 70 anos, Feira de Cantão terá 32 mil empresas na 140ª edição

Eleições nos EUA iniciam votação antecipada em disputa pelo controle do Congresso

Rússia assume controle da Nestlé e de Auchan em novo cerco a empresas da UE

Prêmio Nobel passa a pagar R$ 6,2 milhões por categoria; entenda a mudança