Tucanos se armam para governar na era Dilma
Oito governadores eleitos do PSDB devem se encontrar nesta semana
Da Redação
Publicado em 4 de dezembro de 2010 às 09h31.
São Paulo - A menos de um mês para o início do governo da presidente eleita Dilma Rousseff (PT), os governadores eleitos do PSDB resolveram montar uma estratégia e um discurso comum para enfrentar o governo federal nos próximos quatro anos.
Na quarta-feira, os oito tucanos eleitos para os governos estaduais devem se encontrar num hotel de Maceió para definir a linha de conduta que norteará a ação dos Estados de oposição. A ideia é calibrar um discurso que delimite o espaço como representantes da oposição, mas que não alimente conflito extremo com o Palácio do Planalto - muitos governadores, principalmente os de Estados menores, dependem da boa vontade do caixa do governo federal.
Será a primeira vez que Geraldo Alckmin (SP), Antonio Anastasia (MG), Marconi Perillo (GO), Simão Jatene (PA), Beto Richa (PR), Siqueira Campos (TO), Teotônio Vilela (AL) e Anchieta Júnior (RR) estarão reunidos para discutir a postura que adotarão diante da administração de Dilma Rousseff.
A agenda ainda está sendo fechada por Teotônio Vilela. Também não está definido se o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-governador José Serra, que viaja no fim de semana para fazer uma palestra nos Estados Unidos, comparecerão.
O objetivo é fazer uma reunião menor para discutir pontos prioritários. Por isso, os senadores eleitos não devem ser convocados - outro encontro no Senado está programado no mesmo dia para discutir com os novos parlamentares temas como a liderança e a atuação da bancada tucana na Casa. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.