Exame Logo

Trump permite que estados bloqueiem verbas para aborto

Prefeitos dos EUA agora podem reter verbas federais para entidades que fornecem serviços de saúde reprodutiva, entre eles o aborto

Protesto contra o aborto nos Estados Unidos (Win McNamee/Getty Images) (Win McNamee/Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2017 às 15h57.

Última atualização em 13 de abril de 2017 às 15h58.

O presidente dos Estados Unidos , Donald Trump, assinou nesta quinta-feira um decreto que autoriza Estados a reter verbas federais para planejamento familiar para entidades como a organização sem lucrativos Planned Parenthood e outras que fornecem vários serviços de saúde reprodutiva, entre eles o aborto.

A medida de Trump reverte uma regra finalizada pouco antes do fim do governo do ex-presidente Barack Obama. Trata-se da mais recente regulação da era Obama revertida agora pela nova administração.

A lei federal já proíbe dinheiro do governo para aborto, exceto em casos de estupro ou incesto ou para salvar a vida da mãe.

Trump assinou a medida em um evento a portas fechadas no Salão Oval. A lei foi aprovada por margem estreita no Senado no mês passado.

Um senador que estava se recuperando de uma cirurgia nas costas votou, o que gerou um empate, rompido pelo voto do vice-presidente americano, Mike Pence, que também atua como presidente do Senado. Fonte: Associated Press.

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame