Mundo

Trump crê que "Brexit" é melhor solução para Reino Unido

Trump, que garantiu conhecer bem o país por ter vários investimentos ali, reiterou que é responsabilidade dos britânicos "tomar sua própria decisão"


	Reino Unido na UE: "Acho que estão melhor sem eles (a UE). É uma opinião pessoal", disse Trump
 (Toby Melville / Reuters)

Reino Unido na UE: "Acho que estão melhor sem eles (a UE). É uma opinião pessoal", disse Trump (Toby Melville / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2016 às 12h59.

Washington - O pré-candidato do Partido Republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira considerar que a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), conhecida como "Brexit", é a melhor solução para os interesses britânicos.

"Acho que estão melhor sem eles (a UE). É uma opinião pessoal, não estou recomendando. É o que eu penso", afirmou o candidato presidencial em uma entrevista à emissora "Fox News".

Trump, que garantiu conhecer bem o país por ter vários investimentos ali, reiterou que é responsabilidade dos britânicos "tomar sua própria decisão" sobre o futuro de seu vínculo com a União Europeia.

O magnata dos cassinos e hotéis disse que a rejeição à UE se deve a fatores como a imigração, "algo que foi horrível", e pela qual responsabilizou em parte as autoridades comunitárias.

Os promotores do não à UE baseiam alguns de seus argumentos na maneira como os países-membros manejaram o controle fronteiriço, o que, na opinião do magnata novaiorquino, permitiu a chegada de uma onda de imigrantes ao Reino Unido que buscavam se beneficiar de seu estado do bem-estar.

A saída da União Europeia é um tema que divide o Partido Conservador britânico de um modo que se assemelha ao cisma que o partido Republicano dos EUA vive entre o setor tradicional e os políticos populistas, como Trump.

O "establishment" conservador britânico, com o primeiro-ministro David Cameron à frente, defende a permanência na UE com mudanças na relação entre a ilha e o bloco, enquanto políticos como o prefeito de Londres, Boris Johnson, apelidado pela imprensa de "Trump britânico", defendem o "Brexit".

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)EuropaPaíses ricosUnião Europeia

Mais de Mundo

Tudo o que se sabe sobre o 'apagão cibernético' que afetou aroportos e até a bolsa de valores

Policiais viram atirador de Trump em cima de telhado próximo a palco 20 minutos antes de atentado

Terremoto de magnitude 7,3 atinge nordeste do Chile

Apagão cibernético afeta aeroportos, canal de TV e bolsa de valores; Microsoft se pronuncia

Mais na Exame