Trabalhistas querem formar governo em minoria, diz porta-voz
O Partido Conservador, da premiê Theresa May, conseguirá 314 cadeiras, 17 a menos que as que tinham quando a Câmara foi dissolvida, em maio
EFE
Publicado em 8 de junho de 2017 às 21h49.
Londres - O Partido Trabalhista, atualmente o maior da oposição no Reino Unido , está disposto a formar um governo em minoria, caso se confirme que nenhuma legenda conseguirá a maioria absoluta na Câmara dos Comuns nas eleições gerais realizadas no país, segundo a porta-voz de Relações Exteriores do partido, Emily Thornberry.
"Parece que poderemos formar o próximo governo", declarou ela nesta quinta-feira à rede de televisão "BBC".
Segundo uma pesquisa de boca de urna feita pelas redes de televisão "BBC', "ITV" e "Sky", o Partido Conservador, da primeira-ministra Theresa May, conseguirá 314 cadeiras, 17 a menos que as que tinham quando a Câmara foi dissolvida, em maio. Já os trabalhistas ganhariam 34, chegando a 266.
Para obter a maioria absoluta, é preciso ter 326 das 650 cadeiras da câmara baixa do Parlamento.
Thornberry disse que os trabalhistas podem apresentar um programa de governo e uma proposta de orçamento, e pediriam que fossem apoiados por outras legendas, mas sem coalizão.
"É possível que formemos o próximo governo e, se o fizermos, não haveria coalizão. Nem coalizão, nem acordos", acrescentou.