Exame Logo

Texas caminha para se recuperar do furacão Harvey

A tempestade levou cerca de 125 centímetros de chuva para a região dos Estados Unidos, matando cerca de 50 pessoas

Harvey: cerca de 190 mil casas foram danificadas e outras 13.500 foram destruídas (ADREES LATIF/Reuters)
R

Reuters

Publicado em 4 de setembro de 2017 às 17h58.

Houston - As autoridades do Texas suspenderam uma ordem de retirada para a área que cerca uma usina química que pegou fogo e um grande oleoduto foi reaberto nesta segunda-feira, sinais de que o Estado norte-americano caminha para se recuperar da devastação causada pelo furacão Harvey.

A tempestade levou cerca de 125 centímetros de chuva para a região litorânea baixa da Costa do Golfo dos Estados Unidos depois de chegar ao litoral em 25 de agosto, matando cerca de 50 pessoas e provocando o que o governador do Texas, Greg Abbott, disse poder chegar a até 180 bilhões de dólares de danos.

Veja também

As inundações provocaram uma série de incêndios na usina química Arkema em Crosby, cidade de aproximadamente 2.300 habitantes situada cerca de 40 quilômetros a nordeste de Houston.

Contêineres com produtos químicos, que se tornam instáveis se não forem mantidos refrigerados, começaram a pegar fogo na quinta-feira depois que blecautes interromperam os sistemas de resfriamento.

Bombeiros locais sob supervisão da Agência de Proteção Ambiental dos EUA e da Comissão de Qualidade Ambiental do Texas realizaram uma queima controlada dos peróxidos orgânicos no domingo para eliminar quaisquer vestígios e diminuir o risco.

Nesta segunda-feira a Arkema disse que o Corpo de Bombeiros de Crosby cancelou uma zona de retirada de 2,4 quilômetros ao redor da usina, permitindo que os vizinhos voltassem para casa, e que a empresa abriu um centro de assistência pata ajudar os afetados a encontrarem moradias temporárias.

A suspensão da ordem pode ajudar moradores como Paul Mincey, um engenheiro de rebocador de 31 anos que teve que se afastar do rancho em que mora com a namorada, a voltarem ao normal.

Cerca de 190 mil casas foram danificadas e outras 13.500 foram destruídas, disse o Departamento de Segurança Pública do Texas nesta segunda-feira.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)FuracõesMortes

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame