Mundo

Sunak: Conversarei com Netanyahu e pedirei 'moderação' quanto ao Irã

Líderes estrangeiros também tentaram coordenar conversas com o primeiro-ministro de Israel

Rishi Sunak, premiê do Reino Unido (AFP/AFP Photo)

Rishi Sunak, premiê do Reino Unido (AFP/AFP Photo)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 15 de abril de 2024 às 19h18.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, afirmou nesta segunda-feira, 15, que dirá ao homólogo israelense Benjamin Netanyahu para "mostrar moderação" em seu primeiro telefonema direto com o líder desde o ataque do Irã no último sábado.

Em discurso no Parlamento, Sunak disse que ligaria para Netanyahu para pedir cautela enquanto Israel considera suas opções de retaliação.

"Também falarei em breve com o primeiro-ministro Netanyahu para expressar a nossa solidariedade com Israel face a este ataque e para discutir como podemos evitar uma nova escalada", afirmou Sunak aos deputados. "Todos os lados devem mostrar moderação", apontou. O líder britânico acusou o Irã de querer espalhar caos e tentar desestabilizar o Oriente Médio.

Segundo a emissora pública israelense Kan, líderes estrangeiros tentaram coordenar conversas com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, após o ataque e foram rejeitados - a razão é o medo de que o país seja pressionado para não responder.

Acompanhe tudo sobre:Rishi SunakReino UnidoIrãIsraelConflito árabe-israelenseGuerras

Mais de Mundo

Por que Luigi Mangione pode ser condenado à morte se Nova York aboliu a pena capital? Entenda

China promete ajudar exportadores afetados por tarifas de Trump a encontrar compradores locais

Ucrânia recupera corpos de mais de 900 soldados mortos na guerra com a Rússia

Trump está '100%' seguro de que alcançará acordo sobre tarifas com UE