Mundo

Seul propõe a Pyongyang reabertura de projeto turístico

Coreia do Sul propôs negociar com norte-coreanos reabertura de projeto turístico conjunto


	Turistas no Monte Kumgang, projeto turístico conjunto das Coreias: atividades foram suspensas após turista sul-coreano ser morto por soldado do Norte
 (Getty Images)

Turistas no Monte Kumgang, projeto turístico conjunto das Coreias: atividades foram suspensas após turista sul-coreano ser morto por soldado do Norte (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de agosto de 2013 às 10h28.

Seul - A Coreia do Sul propôs nesta terça-feira negociar com a Coreia do Norte, em setembro, a reabertura do projeto turístico conjunto de Monte Kumgang, antes da realização nesta sexta-feira de um encontro encaminhado para a retomada das reuniões de famílias divididas pela Guerra da Coreia (1950-1953).

O Ministério sul-coreano de Unificação propôs hoje o dia 25 de setembro como data para iniciar as negociações para reabrir Kumgang, complexo turístico conjunto suspenso em 2008 após a morte de um turista sul-coreano por conta de disparos de um soldado do Norte.

"Ao invés de tentar retomarmos as negociações rapidamente, propomos iniciá-las mais tarde", depois da chamada "festividade da colheita" (Chuseok), uma das mais importantes na península e que este ano será celebrada em 19 de setembro, detalhou a agência "Yonhap".

Nessa mesma data, a Coreia do Sul espera poder realizar o primeiro encontro entre famílias separadas pela guerra -suspensos desde 2010-, sempre e quando frutifique a reunião prevista para esta sexta-feira com o regime comunista de Kim Jong-un.

A reunião desta sexta-feira deve ser realizada na aldeia fronteiriça de Panmunjom, e representa um marco largamente esperado pelos cerca de 73 mil sul-coreanos, dos quais 80% superam os 70 anos, que tinham socilitado retomar estes encontros.

Ambos gestos ocorrem depois que na semana passada as duas Coreias chegaram a um acordo sobre a histórica reabertura do polígono industrial conjunto de Kaesong, fechado durante mais de quatro meses e cujo acordo foi alcançado após sete rodadas de negociações.

O complexo, que estava a mais de oito anos operando de maneira quase ininterrupta, foi fechado unilateralmente pelo regime de Kim Jong-un em 8 de abril, após uma longa campanha de hostilidades do Norte contra Seul e Washington.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteCoreia do SulNegociaçõesTurismo

Mais de Mundo

A estratégia dos republicanos para lidar com a saída de Biden

Se eleita, Kamala será primeira mulher a presidir os EUA

Kamala Harris diz que será candidata a presidente e agradece apoio de Biden

Após desistir, Biden segue presidente? Quem vai substituí-lo? Veja tudo o que se sabe

Mais na Exame