Exame Logo

Russos reforçam conversas com EUA para ingressar na OMC

Bush e Putin devem se encontrar ainda nesta semana, antes da reunião do G8

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

A Rússia e os Estados Unidos tentarão chegar nesta semana a um acordo que permita a entrada dos russos na Organização Mundial do Comércio (OMC). A Rússia é a maior economia do mundo que ainda não faz parte da entidade, um grupo de 149 países que estabelece as regras para comércio e investimento no mundo.

De acordo com o jornal americano The New York Times (NYT), fontes próximas às negociações dizem que as conversas têm sido conduzidas em meio a desacordos sobre tarifas aéreas, regulamentação bancária, pirataria de filmes e músicas e normas para o comércio de frango congelado.

Em Washington, o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, indicou que um acordo deve ser alcançado em breve. Ele deve se encontrar na sexta-feira (14/7) com o presidente russo Vladimir Putin antes do encontro dos países do G8, marcado para este fim de semana em São Petersburgo. Esta será a primeira vez que a Rússia receberá um evento do grupo dos países mais ricos do mundo.

Veja também

"Espero que consigamos", afirmou o presidente Bush, de acordo com o NYT. Mas nos últimos meses o descompasso tem prevalecido nas relações entre Estados Unidos e Rússia. Os russos reclamam de uma cobrança excessiva nas áreas de propriedade intelectual e segurança alimentar, enquanto os americanos afirmam que os padrões exigidos são os mesmos para qualquer país que queria ingressar na OMC.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame