Mundo

Rebeldes tomam posto de controle militar na Síria

Rebeldes sírios disseram ter conquistado na sexta-feira um importante posto de controle militar em Deraa, berço da revolta contra o presidente Bashar al Assad

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2013 às 19h33.

Beirute - Rebeldes sírios disseram ter conquistado na sexta-feira um importante posto de controle militar em Deraa, e esperam agora recuperar essa cidade ao sul do país que foi o berço da revolta contra o presidente Bashar al Assad iniciada há 27 meses.

Ativistas postaram um vídeo na Internet mostrando ativistas explodindo dos prédios altos vizinhos ao posto militar, envolvendo toda a área em uma nuvem de poeira.

Deraa foi o primeiro lugar a ter protestos pacíficos contra Assad, os quais depois se espalharam por todo o país e degeneraram em uma guerra civil que já matou mais de 100 mil pessoas, segundo cálculos do Observatório Sírio de Direitos Humanos, que opera na Grã-Bretanha articulando uma rede de ativistas na Síria.

Ativistas em Deraa disseram que os rebeldes destruíram quase todos os 48 postos militares na cidade e obrigaram os soldados a recuarem. "Isso significa que a cidade velha de Deraa está liberada. É uma grande coisa para todos os sírios: o coração da revolução foi libertado", disse por telefone um ativista chamado Ammar.

Acompanhe tudo sobre:Bashar al-AssadGuerrasPolíticosSíria

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal