Mundo

"Quem vai me receber?" na Cúpula das Américas, pergunta Maduro

Após a renúncia do mandatário peruano Pedro Pablo Kuczynski, que havia vetado sua participação, Maduro questionou sobre o evento

Nicolás Maduro: "Eu achava que (Kuczynski) iria me receber na Cúpula. Acontece que ele não estará mais lá" (Miraflores Palace/Handout/Reuters)

Nicolás Maduro: "Eu achava que (Kuczynski) iria me receber na Cúpula. Acontece que ele não estará mais lá" (Miraflores Palace/Handout/Reuters)

A

AFP

Publicado em 22 de março de 2018 às 20h58.

O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, se perguntou nesta quinta-feira (22) quem o receberá na Cúpula das Américas de Lima, após a renúncia do mandatário peruano Pedro Pablo Kuczynski, que havia vetado sua participação.

"Eu achava que (Kuczynski) iria me receber na Cúpula. Acontece que ele não estará mais lá. Sendo assim, quando eu chegar, quem vai me receber em Lima? Tem que coordenar isso com o chanceler Jorge Arreaza", disse Maduro em um ato com seu gabinete econômico.

No dia 13 de fevereiro, o governo de Kuczynski advertiu que Maduro não seria "bem-vindo" na Cúpula das Américas, que reunirá em 13 e 14 de abril cerca de trinta de mandatários, entre eles o americano Donald Trump.

Apesar disso, o presidente venezuelano reiterou nesta quinta-feira que comparecerá ao evento.

Maduro afirmou que a renúncia de Kuczynski aconteceu porque "a podridão da corrupção estourou na sua cara" e chamou Kuczynski de "presidente empresário 'lobista' com rastros de corrupção".

Maduro expressou ainda sua solidariedade ao povo peruano que, segundo ele, "merece um destino melhor".

Altos dirigentes do chavismo celebraram nesta quarta-feira a renúncia de Kuczynski com piadas, música e jogos pirotécnicos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaVenezuelaNicolás Maduro

Mais de Mundo

Jose Balcázar é eleito presidente do Peru e será 9º líder em 10 anos

Governo dos EUA diz que 'tem várias razões' para um ataque contra o Irã

Irã anuncia lançamentos de foguetes nesta quinta-feira diante de pressão dos EUA

Sistema ferroviário da China vende 274 milhões de passagens no período do Ano Novo Lunar