Exame Logo

Quem são os homens que podem tirar Ahmadinejad do poder

Candidatos previamente aprovados pelo aiatolá, em geral, já têm cargos públicos

Os escolhidos do aiatolá (©afp.com / Pius Utomi Ekpei)
DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 15h55.

Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 15h34.

São Paulo – Logo no início, eram quase 700 candidatos que queriam substituir Mahmoud Ahmadinejad, presidente do Irã , que não pode concorrer a um terceiro mandato, conforme reportou a CNN. Mas os candidatos nas eleições iranianas, que acontecem amanhã, precisam passar pelo crivo de líder supremo aiatolá Ali Khamenei, que além de ter aprovado a candidatura e eleição do atual presidente, tem o poder de vetar ou aprovar quase toda mudança no Irã, mesmo propostas pela presidência. Assim, oito candidatos continuaram na disputa. Ou quase isso. Na semana do pleito, dois deles desistiram: Mohammad Reza Aref e Gholam-Ali Haddad-Adel. Com a interferência de Khamenei, a opinião internacional fica cética sobre possíveis mudanças no país. Além disso, a maior parte dos seis candidatos ocupa algum cargo no governo. Independente de quem vencer o pleito, questões como o programa de enriquecimento de urânio e delicadas relações diplomáticas (especialmente com os Estados Unidos) continuarão no centro da questão. Os iranianos votam amanhã. Conheça os candidatos que competem para substituir Ahmadinejad.
  • 2. Mohammad Baqer Qalibaf

    2 /8(Fars News/Reuters)

  • Veja também

    O candidato é o atual prefeito de Teerã, capital do Irã. Sua fama internacional não é nova. Em 2008, a revista Time apontou o político como um homem para assistir de perto. É um dos críticos de Mahmoud Ahmadinejad, o atual presidente que já entrou em conflitos de ideais inclusive com o aiatolá.
  • 3. Mohsen Rezaei

    3 /8(درفش کاویانی / Wikipedia)

  • O candidato conservador é um dos secretários do Discernment Council, órgão público iraniano responsável por arbitrar em conflitos entre as estâncias superiores do país. O candidato já foi comandante da força armanda Guarda Revolucionária do Irã.
  • 4. Saeed Jalili

    4 /8(REUTERS/Shamil Zhumatov)

    Considerado extremamente conservador, o candidato já lutou na guerra contra o Iraque e chegou a perder a perna nos conflitos. Já foi conselheiro de Mahmoud Ahmadinejad e atualmente ocupa um cargo no conselho de segurança do Irã.
  • 5. Ali Akbar Velayati

    5 /8(Fars News / Reuters)

    O candidato já foi ministro das relações exteriores no país, trabalhou no ministério da saúde e foi conselheiro do líder supremo aiatolá Khamenei. Segundo a Al Jazeera, se formou em pediatria e estudou por um período na Johns Hopkins University, nos Estados Unidos.
  • 6. Hassan Rouhani

    6 /8(Majid/Getty Images)

    O candidato já renunciou a um cargo no conselho de segurança do país, que ocupou por 16 anos, por oposição ao governo. O político é outro crítico do atual presidente Ahmadinejad.
  • 7. Mohammad Gharazi

    7 /8(Fars News / Reuters)

    Descrito pela Al Jazeera como um dos candidatos mais obscuro das eleições, essa é a primeira vez que concorre ao cargo de presidente. Já fez parte da Mojahedin-e Khalq, força paralela do país que apoiou o Iraque contra o Irã.
  • 8. Agora veja uma lista sobre conflitos internacionais

    8 /8(Reuters)

  • Acompanhe tudo sobre:ÁsiaIrã - PaísPolíticaTeerã

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Mundo

    Mais na Exame