Mundo

Queda do dólar não gerará crise financeira nos Estados Unidos

Estudo do Federal Reserve contraria os temores do mercado e afirma que o crescimento americano está relacionado ao declínio da taxa de câmbio

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

A desvalorização do dólar frente a outras moedas, como o euro, não provocará uma crise financeira nos Estados Unidos. Pelo contrário: é mais provável que o dólar fraco estimule o crescimento do país, segundo um estudo do Federal Reserve (Fed), o banco central americano. Isto porque o dólar fraco incentivaria as exportações americanas e desestimularia as importações.

A pesquisa do Fed baseia-se na análise de 23 episódios em que países desenvolvidos apresentaram uma combinação de elevado déficit comercial e moeda depreciada. A análise desses período levou à conclusão de que "quanto maior é a queda da moeda, maior é o crescimento econômico" (clique aqui para acessar a íntegra do estudo do Fed - versão em inglês).

O estudo é uma resposta do Fed a uma parcela crescente dos analistas, que teme os efeitos da depreciação do câmbio sobre a economia do país. No ano passado, o déficit comercial americano atingiu 600 bilhões de dólares, ou cerca de 5% do Produto Interno Bruto do país. De acordo com o americano The Wall Street Journal, esse rombo foi coberto pelo governo com a emissão de títulos públicos. Diversos economistas temem, agora, que a contínua queda do dólar leve os investidores a rejeitarem os papéis americanos. A rejeição derrubaria ainda mais a cotação da moeda do país, forçaria uma alta acentuada dos juros e colocaria a economia em rota de recessão.

O Fed defende, porém, que não há evidências concretas que relacionem a queda do câmbio a uma possível crise financeira. Os dados levantados pelo estudo conduzem justamente à conclusão oposta a de que a depreciação do dólar está "positivamente relacionada" ao desenvolvimento econômico. De acordo com o documento, "a expansão econômica conduz à queda da cotação da moeda e vice-versa".

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame