Mundo

Qualquer voto para Nader pode decidir eleição a favor de Bush

Pesquisa concluiu que se Nader abandonasse a disputa, cerca de 41% de seus eleitores votariam em Kerry e 15% escolheriam Bush

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

Ainda que o candidato independente às eleições americanas Ralph Nader tenha apenas 1% das intenções de voto nas pesquisas nacionais, qualquer parcela do eleitorado será decisiva em estados como Colorado, Wisconsin e Flórida (leia reportagem de EXAME sobre o perfil do político que já ajudou a eleger Bush em 2000). O apoio a Nader está ainda menor do que em 2000, quando ele recebeu 2,9 milhões de votos, ou 2,7% do total, mas pode ser o fator decisivo para uma eventual derrota do senador democrata John Kerry.

A questão, nota o jornal americano The Wall Street Journal, é que muitas pesquisas, como a conduzida pelo próprio veículo, indicam empate entre o presidente republicano George W. Bush e Kerry (48% a 48%). Nader conseguiu incluir seu nome nas cédulas em 34 estados americanos, incluindo dez onde a disputa é decisiva (Flórida, Colorado, Iowa, Minnesota, Nevada, New Hampshire, Novo México e Wisconsin).

O estado de Minnesota serve como exemplo. Com dez representantes para a formação do colégio eleitoral nacional, Nader colhe surpreendentes, diz The Wall Street Journal, 5% dos votos, enquanto Bush leva 46% e Kerry fica com 44%. Um estudo do instituto Zogby International concluiu que se Nader abandonasse a disputa, cerca de 41% de seus eleitores votariam em Kerry e 15% escolheriam Bush.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame