Putin: o presidente russo ainda disse que seu país não tem a intenção de se isolar e acrescentou que as potências estrangeiras não conseguirão fazer isso (Alexander NEMENOV/AFP)
Estadão Conteúdo
Publicado em 12 de abril de 2022 às 14h38.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou nesta terça-feira, 12, que a ação militar de seu país na Ucrânia tem como objetivo garantir a segurança russa - e garantiu que essa meta será alcançada. Falando durante visita a uma base de lançamento espacial no extremo leste da Rússia, Putin acusou a Ucrânia de se tornar uma "cabeça de ponte antirrussa", na qual "focos de nacionalismo e neonazismo são cultivados".
A Ucrânia e seus aliados ocidentais têm negado essas alegações, qualificando-as como um falso argumento para justificar a agressão de Moscou. Putin reafirmou que deseja proteger as pessoas nas áreas do leste ucraniano controladas por rebeldes apoiados por Moscou e também disse que a campanha busca "garantir a segurança da própria Rússia". E ainda argumentou que "não tinha outra escolha", afirmando que "não há dúvida de que atingiremos nossos objetivos".
Putin ainda disse que seu país não tem a intenção de se isolar e acrescentou que as potências estrangeiras não conseguirão fazer isso.