Mundo

Projeção do censo indica que os EUA serão país das minorias

Até 2043, a população branca não hispânica declinará lentamente enquanto outros grupos raciais e étnicos continuarão seu crescimento

Os hispânicos dobrarão seu número até 128,8 milhões em 2060 ou quase um em cada três habitantes dos Estados Unidos
 (John Moore/AFP)

Os hispânicos dobrarão seu número até 128,8 milhões em 2060 ou quase um em cada três habitantes dos Estados Unidos (John Moore/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2012 às 08h22.

Washington - Os Estados Unidos serão uma nação de minorias em 2043, quando as pessoas de raça branca deixarem de ser a maioria da população, indicou esta quarta-feira o escritório de censos americano.

Em seu primeiro esquema de projeções, baseado no censo de 2010, a agência federal informou que se espera que a população branca não hispânica chegaria ao ápice em 2024, com 199,6 milhões e em seguida declinará lentamente.

Outros grupos raciais e étnicos continuarão seu crescimento, segundo o estudo.

Os hispânicos dobrarão seu número até 128,8 milhões em 2060 ou quase um em cada três habitantes dos Estados Unidos, igual aos asiáticos, que passarão a ser 34,4 milhões ou 8,2% da população total projetada, de 420,3 milhões.

"Os Estados Unidos se tonarão uma nação plural, onde a população branca não hispânica será o grupo unitário mais numeroso, mas nenhum grupo ostentará a maioria", disse o diretor do escritório de Censos, Thomas Mesenbourg.

Em suas projeções futuristas, a agência também prevê que pela primeira vez, em 2056, os moradores dos Estados Unidos de 65 anos ou mais anos, superarão os jovens menores de 18 anos.

Enquanto a população em idade para trabalhar, entre 18 e 64 anos, continuará aumentando, seu percentual na população total cairá dos atuais 62,7% para 56,9%.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês