Mundo

Presidente eleito do Peru quer rever acordo de comércio com EUA

Alan García pretende revisar "linha por linha" do tratado

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

O presidente eleito do Peru, Alan García, declarou que pretende renegociar um acordo de livre comércio com os Estados Unidos assinado em abril pelo atual líder do país, Alejandro Toledo. O tratado ainda não foi ratificado, e García disse pretender revisá-lo "linha por linha".

De acordo com o presidente eleito, o acordo "é apenas um primeiro rascunho, que pode ser melhorado e ampliado se este governo se decidir pela aprovação". Ele sugeriu que o pacto deveria incluir alguma passagem que desestimule a importação de produtos agrícolas americanos subsidiados, segundo o jornal americano The Wall Street Journal.

García, cujo mandato na presidência do Peru entre 1985 e 1990 terminou com sérios problemas econômicos, não terá uma maioria no Congresso quando assumir novamente a liderança do país, em 28 de julho, e precisará trabalhar com partidos pequenos para levar suas propostas adiante. Seu partido contará apenas com 36 das 120 cadeiras do Congresso.

Em uma coletiva de imprensa, o presidente eleito lembrou ter irritado os Estados Unidos e líderes internacionais em seu primeiro mandato como presidente do Peru ao limitar, de forma unilateral, os pagamentos da dívida do país. Ele também havia criticado os Estados Unidos pela invasão do Panamá, em 1989, e a intervenção na Nicarágua. Apesar de já ter sido congratulado por muitos líderes mundiais, García afirmou ainda não ter recebido nenhuma ligação do presidente americano, George W. Bush.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Reino Unido relança sua relação com a Europa em reunião de alto nível

Obama acredita que Biden deveria reconsiderar futuro de sua candidatura, diz jornal

Eleições nos EUA: Trump fará discurso às 21h09 e deve falar por 55 minutos na Convenção Republicana

Eleições Venezuela: Maria Corina Machado, lider da oposição, denuncia ataque; veja vídeo

Mais na Exame