Mundo

Otimismo de empresários incentiva alta de juros no Japão

Expectativa do mercado é de que melhora no humor das empresas leve banco central do país a rever política monetária

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O Banco do Japão (o banco central do país) divulgou, nesta segunda-feira (3/7), uma pesquisa que mostra a melhora do ambiente de negócios no país. De acordo com o trabalho, os executivos e empresários estão mais otimistas em relação à economia, o que pode abrir caminho para que a instituição abandone sua política de juro zero, adotada há cinco anos, na reunião marcada para 13 de julho.

A política de juro zero foi adotada pelos japoneses em 2001, para combater a deflação e o baixo crescimento econômico vividos pelo país na época. Com a recente recuperação da economia e os novos reajustes de preços, a expectativa do mercado é de que o banco central eleve os juros em 0,25 ponto percentual.

Outro fator que incentivaria a revisão da política monetária, trazido pela pesquisa, é a expectativa de aumento dos investimentos em plantas e equipamentos. Segundo o banco central japonês, as empresas esperam aumentar em 6,2% os investimentos neste ano fiscal - que, nos padrões do Japão, encerra em 31 de março. A previsão anterior era de uma retração de 1,3% nesse item, segundo o americano The Wall Street Journal.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Eleições nos EUA: Trump discursa na Convenção Republicana nesta quinta; assista ao vivo

Eleições EUA: Quem são e o que pensam os eleitores republicanos?

Trump terá força para pacificar o mundo e conter Rússia, diz 'pai' do Brexit à EXAME

Eleição nos EUA: Trump vai inflamar ou moderar o discurso na convenção republicana?

Mais na Exame