Os melhores aeroportos do mundo para tirar uma soneca ou apenas gastar o tempo
Pelo 15º ano, Cingapura está no topo do ranking formado por turistas do mundo inteiro
Da Redação
Publicado em 3 de novembro de 2011 às 06h12.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h29.
São Paulo – Se o voo vai atrasar, a conexão é longa ou você chegou muito cedo ao embarque, que tal um cochilo? Há aeroportos no mundo que oferecem muito conforto – além de inúmeras atividades para passar o tempo. O líder do ranking elaborado pelo site The Guide Sleeping in Airports é o aeroporto de Cingapura que, aliás, está no topo pelo 15º ano consecutivo e recebeu o troféu "Travesseiro de Ouro". Turistas do mundo inteiro que participaram da eleição avaliaram quatro pontos na hora de votar: conforto, conveniência, limpeza e serviços ao cliente. O que interessa nessa enquete é a possibilidade de se tirar uma soneca. Não estão em jogo, por exemplo, questões como pontualidade dos voos. O aeroporto de Changi, em Cingapura, tem cadeiras específicas para um cochilo, serviço de massagem, spa, piscina, recreação para crianças e exibição gratuita de filmes. A diversão também está garantida no terminal 3, onde consoles de videogame estão à disposição do público.
O aeroporto de Hong Kong não está à toa na segunda colocação do ranking mundial. O local esbanja infraestrutura para os passageiros que precisam fazer uma longa conexão. Há serviços 24 horas de lounge, comidas e bebidas, espaço para as crianças, um campo de golfe com nove buracos, um cinema 4D e, é claro, cadeiras confortáveis para uma soneca.
Na terceira colocação na preferência dos turistas, o aeroporto internacional de Incheon, em Seul, na Coreia do Sul, oferece sauna, massagem, áreas para crianças, jardins com ampla variedade de flores e até um museu dedicado á cultura coreana. Se o sono apertar, não faltarão cadeiras confortáveis em vários locais.
O aeroporto internacional de Kuala Lumpur, na Malásia, está na quarta posição do ranking mundial. Áreas para crianças, lounges para relaxar, observatório e espaços silenciosos para rezar são algumas das facilidades oferecidas. Uma dica: existem dois terminais, o KLIA e o LCCT. Se o objetivo é dormir, o primeiro tem mais conforto.
Na quinta colocação está o gigantesco aeroporto Schiphol de Amsterdam, na Holanda, que oferece áreas exclusivas para descanso, meditação e uma hora de internet sem fio gratuita. Há também um casino e um cinema. Inusitado mesmo é o serviço de casamento – sim, é possível realizar uma cerimônia de casamento dentro do aeroporto.
O aeroporto de Munique, na Alemanha, ocupa a sexta posição na lista dos preferidos pelos turistas internacionais. Com o slogan “Mais do que um aeroporto", o local promove torneios de vôlei de praia e de mini golf. Se você estiver disposto a subir 172 degraus, poderá ter uma vista panorâmica do aeroporto. Para quem quer relaxar e dormir, há serviços de massagens e áreas de relaxamento.
Na sétima posição, o aeroporto de Vancouver, no Canadá, não tem grandes atrações, mas reúne as condições ideais para uma soneca. São três confortáveis lounges. Há ainda academia de ginástica, piscina e exposições de artes.
O aeroporto de Zurique, na Suíça, não tem cadeiras confortáveis na área aberta ao público. Portanto, se você estiver cansado, vá para o setor de embarque, que oferece a estrutura necessária para um cochilo. No aeroporto, é possível alugar bicicletas e patins.
O nono colocado no ranking mundial é o aeroporto de Frankfurt, na Alemanha. Por causa do fluxo muito grande de passageiros, não é fácil encontrar locais tranquilos para relaxar. Nesse caso, o spa e a massagem podem ser as melhores opções. Há ainda um supermercado para compras de última hora.
O aeroporto de Toronto, no Canadá, entrou pela primeira vez na lista dos 10 melhores do mundo. O local possui cadeiras sem braços, o que permite que o passageiro deite ocupando 4 ou 5 assentos. Se quiser tomar um banho, é só procurar um dos cinco lounges disponíveis. Há ainda uma exposição permanente de artes.