Mundo

Obama separa US$ 750 bi do Orçamento para ajudar bancos

Governo ainda não sabe se vai usar o dinheiro para socorrer o sistema financeiro, mas recursos estão garantidos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O presidente Barack Obama apresentou nesta quinta-feira (26/02) ao Congresso dos Estados Unidos a sua primeira proposta orçamentária para 2009. O texto prevê uma contingência de 750 bilhões de dólares para a recuperação do sistema financeiro.

O Orçamento estima um déficit público de 1,75 trilhão de dólares em 2009, o que representa cerca de 12% do PIB (Produto Interno Bruto) americano. Obama se comprometeu a reduzir o déficit - o maior desde a Segunda Guerra Mundial - pela metade até o final de seu mandato.

Para financiar o orçamento, Obama propõe o aumento de impostos para os americanos que recebem salários superiores a 250 mil dólares por ano e para os gestores de fundos, além do corte de gastos com a defesa e a limitação dos subsídios das seguradoras que fazem parte do sistema de saúde Medicare.

Segundo informações de um funcionário do governo, que preferiu se manter anônimo, a Casa Branca ainda não definiu se o pacote de 750 bilhões de dólares vai ser necessário. A princípio, o montante vai ser mantido como uma reserva.

A proposta orçamentária de Obama é mais uma tentativa de estimular a economia norte-americana, que sofre há 14 meses com a crise financeira. A nova ajuda complementar aos bancos seria adicional ao pacote de 750 bilhões de dólares aprovado pelo Congresso em outubro.

O governo americano também quer priorizar o desenvolvimento de energias renováveis. A previsão é de que pelo menos 75 bilhões de dólares sejam arrecadados a partir de 2012. A idéia é obrigar as empresas que excederem o limite de emissão de poluentes a comprarem créditos de carbono.

Os gastos com as guerras do Iraque e Afeganistão serão diminuídos ao longo do governo Obama. Cerca de 140 bilhões de dólares estão previstos para serem gastos com defesa em 2009. A previsão é de 130 bilhões de dólares para 2010 e somente 50 bilhões nos anos seguintes.

Outro setor que deverá auxiliar no financiamento do orçamento é a agricultura. Os produtores rurais chegam a receber 500 mil dólares por ano. O plano do governo é reduzir os subsídios progressivamente até serem eliminados por completo.

Serão conhecidos mais detalhes sobre o primeiro orçamento de Obama ao fim do dia, quando forem apresentadas as prioridades para o exercício fiscal que começa no dia 1º de outubro.
 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame