Mundo

Obama abre caminho para envio de armas à Somália

O Conselho de Segurança das Nações Unidas suspendeu o embargo, vigente durante vinte anos, sobre a venda de armas à Somália, exceto para armas específicas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de abril de 2013 às 21h08.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, abriu caminho nesta segunda-feira para a entrega de ajuda militar à Somália, cujo governo combate rebeldes islâmicos, após a ONU relaxar em março o embargo de armas sobre Mogadíscio.

Obama firmou um memorando autorizando seu secretário de Estado a iniciar análise sobre o envio de armas e equipamentos de defesa à Somália no interesse nacional dos Estados Unidos e da promoção da paz e da estabilidade na África Oriental.

"Os Estados Unidos estão comprometidos em ser um sócio, a longo prazo, para oferecer ajuda às forças de segurança da Somália para que se convertam em militares profissionais", disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional Caitlin Hayden.

A funcionária destacou que a decisão de se enviar armas a Mogadíscio ainda não foi adotada formalmente.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas suspendeu o embargo, vigente durante vinte anos, sobre a venda de armas à Somália, exceto para mísseis terra-ar, canhões de grosso calibre, mísseis antitanque e equipamento de visão noturna.

Os rebeldes islâmicos shebab, expulsos de Mogadíscio em agosto de 2011, mantém uma campanha de ataques e atentados contra o governo somali.

Acompanhe tudo sobre:ArmasBarack ObamaGuerrasPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua