Novo Obama? Democrata Cory Booker entra na disputa pela Casa Branca

Jovem e carismático, Booker quer ser o 2º presidente negro da história dos EUA e agora é parte da grande lista de pretendentes democratas ao posto

São Paulo – O senador democrata do estado de Nova Jersey, Cory Booker, oficializou nesta sexta-feira, 1 de fevereiro, sua participação na corrida presidencial dos Estados Unidos que acontece em 2020.

Aos 49 anos, o advogado formado na prestigiada Universidade de Yale e ex-prefeito de Newark é frequentemente comparado ao ex-presidente Barack Obama. E agora quer ser o segundo presidente negro da história do país.

Seu anúncio foi cuidadosamente calculado para acontecer no primeiro dia do Mês da História Negra, celebração anual que acontece em fevereiro e que tem como objetivo homenagear as contribuições do povo negro para o país.

De olho no recorte demográfico das minorias, base eleitoral fundamental para seu partido, Booker também reservou as três primeiras entrevistas do dia para programas de rádio liderados por apresentadores negros e latinos, informou o jornal The New York Times.

O movimento de Booker, contudo, não é uma surpresa, uma vez que ele é um dos medalhões na nova geração de políticos democratas pós-Obama.

Com isso, se torna parte da grande lista de pretendentes à Casa Branca, e uma deve aumentar ainda mais a cada dia. Entre outros nomes que já manifestaram essa intenção estão o ex-prefeito de Nova York, Mike Bloomberg, a senadora da Califórnia, Kamala Harris, e a senadora de Massachusetts, Elizabeth Warren.

Embora Booker seja visto como uma figura carismática, notou o NYT, seu nome pode enfrentar resistência entre os democratas em razão da sua postura considerada moderada demais e também pró-mercado. O Partido Democrata hoje vive uma onda progressiva crescente e vem se energizando com a retórica furiosa contra o republicano Donald Trump e sua agenda.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.