Exame Logo

Nova aérea estréia nos EUA com passagens de 10 dólares

Estratégia da Skybus será colocar preço baixo nos assentos e cobrar por serviços extras

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

Uma nova companhia aérea vai disputar o mercado americano de baixo custo, e a estréia não deve passar despercebida. Em 22 de maio, a Skybus Airlines inicia suas operações prometendo vender pelo menos 10 assentos em todos os seus vôos pela bagatela de 10 dólares.

O preço baixo, que não inclui taxas, é um indicativo de que a Skybus tentará embarcar no sucesso da irlandensa Ryanair, que ganhou espaço na Europa com passagens extremamente baratas e venda de extras durante os vôos. A Skybus, sediada em Ohio, também pretende cobrar, por exemplo, 5 dólares de quem quiser despachar uma mala, 10 dólares pela escolha do assento, 2 dólares por um refrigerante. Carregar comida a bordo não será permitido aos passageiros.

Veja também

A companhia aérea terá operações em trechos domésticos dos Estados Unidos e venderá passagens apenas pela internet, segundo o jornal americano The New York Times. Com isso, a Skybus evitará gastos de manutenção de um call center e o pagamento de comissão de vendas a agentes de viagem. "Não nos ligue", diz o site da companhia, "não temos um número de telefone".

A tarifa de ida mais cara oferecida pela companhia custará 330 dólares, taxas não inclusas, mas haverá muitos assentos por cerca de 40 e 50 dólares. "Queremos dar exatamente o que o consumidor busca, e nada mais", afirma o presidente da Skybus, Bill Diffenderffer. Somente nas três primeiras horas após a divulgação dos preços no site da companhia, a Skybus vendeu 30 mil passagens.

A aérea operará com quatro Airbus 319s, negociados com empresas de leasing, capazes de transportar 144 passageiros. Até o fim do ano, o plano é trazer mais 4 aviões à frota. Há também um acordo para adquirir 65 aviões diretamente da Airbus a partir do fim de 2008, com entregas durante 2012, um plano bem similar ao que tornou a JetBlue uma grande companhia aérea em apenas alguns anos.

Em Columbus, cidade do Ohio em que está baseada, a Skybus vai enfrentar a concorrência da Southwest, que possui cerca de 22% do mercado - de acordo com as autoridades do aeroporto local -, a Delta, com 17% de participação, a US Airways, com 16%, a American, com 14%, além dos vôos da JetBlue, da Northwest Airlines e da Continental Airlines.

Nenhuma das rotas anunciadas pela Skybus vai competir diretamente contra a Southwest, segundo Diffenderffer. E ele diz que a sua companhia pretende criar uma nova demanda, ao invés de roubar clientes da concorrência. Mas diante dos planos agressivos da Skybus, outras podem se sentir ameaçadas. "Na Skybus, tudo tem uma taxa, à exceção de usar o banheiro", declarou Brandy King, uma porta-voz da Southwest. "Os 10 dólares são apenas o preço de entrada", completou.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame