Exame Logo

Economia argentina cresce 9,1% em 2005

Resultado excepcional do PIB ainda faz parte da fase de recuperação do país, que passou por uma séria recessão a partir do final dos anos 90. Este ano, o crescimento deve ser de 6,9%

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

Por mais um ano consecutivo, a economia argentina deu provas de que ainda tem espaço para crescimento. O país fechou 2005 com um Produto Interno Bruto (PIB) 9,1% maior do que o do ano anterior, quando já havia crescido 9%. As taxas de crescimento "chinesas" refletem que a Argentina ainda está se recuperando da crise que abateu o país entre o final dos anos 90 e início de 2000.

A explicação para uma recuperação tão rápida está na utilização da capacidade ociosa causada pela profunda recessão por que passou o país. Mas tudo indica que, este ano, o crescimento do PIB já será um pouco menos generoso. Segundo o jornal argentino La Nacion, analistas apostam em uma expansão de 6,9% para 2006.

Veja também

Em 2005, o nível de atividade produtiva foi sustentado tanto pela demanda interna, como também pelas vendas de produtos argentinos no exterior. O consumo interno subiu 9%, ao passo que a demanda externa cresceu 16%.

Para este ano, os setores mais promissores da economia prometem ser o financeiro, que deve crescer 19,8%, e o de transportes, com 15,1%, segundo a reportagem do jornal argentino.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame