Mundo

Economia argentina cresce 9,1% em 2005

Resultado excepcional do PIB ainda faz parte da fase de recuperação do país, que passou por uma séria recessão a partir do final dos anos 90. Este ano, o crescimento deve ser de 6,9%

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

Por mais um ano consecutivo, a economia argentina deu provas de que ainda tem espaço para crescimento. O país fechou 2005 com um Produto Interno Bruto (PIB) 9,1% maior do que o do ano anterior, quando já havia crescido 9%. As taxas de crescimento "chinesas" refletem que a Argentina ainda está se recuperando da crise que abateu o país entre o final dos anos 90 e início de 2000.

A explicação para uma recuperação tão rápida está na utilização da capacidade ociosa causada pela profunda recessão por que passou o país. Mas tudo indica que, este ano, o crescimento do PIB já será um pouco menos generoso. Segundo o jornal argentino La Nacion, analistas apostam em uma expansão de 6,9% para 2006.

Em 2005, o nível de atividade produtiva foi sustentado tanto pela demanda interna, como também pelas vendas de produtos argentinos no exterior. O consumo interno subiu 9%, ao passo que a demanda externa cresceu 16%.

Para este ano, os setores mais promissores da economia prometem ser o financeiro, que deve crescer 19,8%, e o de transportes, com 15,1%, segundo a reportagem do jornal argentino.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Seul afirma que Pyongyang colocou dezenas de milhares de minas na fronteira entre as Coreias

Mais forte que heroína, México diz que trabalha 'duro' para impedir que fentanil chegue aos EUA

Houthis ameaçam EUA com armas nunca antes utilizadas

Cuba reconhece que deve dolarizar parcialmente sua economia para recuperar moeda nacional

Mais na Exame