Exame Logo

Rendimento de títulos americanos de longo prazo indica desconfiança

Papéis longos pagaram menos do que curtos no pregão de ontem, indicando que investidores projetam queda de juros para combater recessão

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O mercado de títulos do Tesouro dos Estados Unidos emitiu um aviso preocupante. Muitos investidores esperam que a economia passe por momentos mais difíceis no futuro. Essa sinalização decorre da queda do rendimento dos papéis de longo prazo abaixo dos juros pagos por títulos de curto prazo. O papel de 10 anos pagava 4,343% no pregão de ontem. O de dois anos, 4,347%.

Segundo reportagem do diário americano The Wall Street Journal, essa tendência quase sempre precede fases de desaceleração da economia. Tipicamente, a curva de rendimentos é ascendente, porque o investidor exige ganho maior para compensar o risco a que está sujeito pela espera por mais tempo para receber seu dinheiro a juros fixos. Com períodos extensos, cresce a dificuldade para prever eventos econômicos que afetem o investimento.

Veja também

Quando detentores de títulos aceitam rendimento menor por papéis de longo prazo, é porque estão apostando que o banco central terá de reduzir os juros básicos da economia para combater crescimento débil.

A inversão, a primeira em cinco anos, pressiona ou elimina a margem de lucro de bancos, fundos de hedge e quaisquer instituições financerias que tomam recursos a taxas de curto prazo e repassam a taxas de longo prazo.

"É um sinal de alerta", diz Paul Kasriel, economista-chefe da Northern Trust, sediada em Chicago. "Estamos agora em vigilância de recessão", afirma. "A grande questão é quão dramática [a inversão] vai se tornar", diz Thomas Girard, da Weiss Peck & Greer Investments, de Nova York.

Inversões precederam todas as últimas seis recessões americanas. Mas também emitiram alarme falso, o mais recente em 1998.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame