Exame Logo

Bancos de investimento têm seu melhor ano na Ásia

Atividade econômica acelerada da região permitiu desempenho recorde das instituições. Compra de companhias foi o que mais cresceu

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

Os bancos de investimento tiveram, em 2005, seu melhor ano na Ásia, devido ao volume sem precedentes de investimentos privados na região, como fusões e aquisições. Sustentadas pela aceleração econômica, as instituições financeiras obtiveram uma receita superior a 7 bilhões de dólares na região a maior já registrada na Ásia, segundo o jornal britânico Financial Times.

A fatia da região no faturamento mundial dos bancos de investimento dobrou entre 1997, período da crise asiática, e 2005. Incluindo a Austrália e o Japão, essa parcela subiu de 6,6% para 13% no período, de acordo com o instituto de pesquisas Dealogic. Os bancos atribuíram o forte resultado de 2005 à expansão de todos os produtos com que trabalham: fundos de private equity, fusões e aquisições, empréstimos sindicalizados, entre outros. "Nossas receitas com assessoria e underwriting cresceram 30% e 10%, respectivamente", afirma Mike Berchtold, diretor do Morgan Stanley para a região da Ásia e do Pacífico.

Veja também

Entre os tipos de operação, o maior crescimento foi registrado na área de fusões e aquisições que, historicamente, representa uma pequena parcela dos negócios dos bancos na região. Em 2005, porém, as fusões e aquisições somaram 420 bilhões de dólares na Ásia, um salto de 70% sobre o ano anterior. O desempenho foi puxado, sobretudo, pela consolidação da fusão entre os bancos japoneses MTFG e UFJ, e pela compra da Jinro, uma fabricante sul coreana de bebidas, pela Hite Brewery.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame