Exame Logo

Morre Madeleine Albright, primeira mulher secretária de estado dos EUA

Ícone feminista e defensora dos direitos humanos faleceu em decorrência de um câncer; foi a primeira mulher a ocupar o cargo mais alto da diplomacia norte-americana

Albright: defensora dos direitos humanos morreu de câncer (MANDEL NGAN/AFP)
DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2022 às 16h06.

Última atualização em 23 de março de 2022 às 16h16.

Morreu nesta quarta-feira, 23, Madeleine Albright, primeira mulher a ser secretária de Estado dos EUA, o cargo mais alto da diplomacia norte-americana. Ela atuou no segundo governo do ex-presidente Bill Clinton, entre 1997 e 2001 e faleceu nesta tarde, aos 84 anos, vítima de câncer. A morte foi confirmada pela família no Twitter.

Durante seu período em atividade no governo, Albright defendeu pontos como a expansão da OTAN e a redução da disseminação de armas nucleares, além de defender a democracia e os direitos humanos.

Veja também

Ao USA Today, ela afirmou que tinha um "truque" para conseguir manter sua posição e se fazer ouvida em uma área tão dominada por homens. "Depois de muita conversa fiada, eu dizia: 'Eu percorri um longo caminho, então devo ser franca'. Então eu realmente dizia o que precisava falar", disse. "Eu não acho francamente que eu fosse mais áspera, mais dura ou qualquer coisa do que qualquer homem. Eu só acho que as pessoas ficaram surpresas ao ouvir essa linguagem de uma mulher."

Albright nasceu em Praga em 1937 e foi para a Inglaterra com a família em 1939, menos de duas semanas depois de os nazistas invadirem a região conhecida como Tchecoslováquia. Descendente de judeus, ela conseguiu somente em 1997 a confirmação de que três dos avós dela morreram durante o Holocausto.

 

 

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame