Exame Logo

May vs. Leadsom; Kim vs. Obama…

A sucessora de Cameron Após uma segunda rodada de votações para decidir sobre a sucessão de David Cameron na liderança do Partido Conservador — e no cargo de primeiro-ministro —, duas candidatas saíram vitoriosas nesta quinta-feira: a ministra do Interior, Theresa May (que obteve 199 votos), e a ministra de Energia, Andrea Leadsom (com 84 […]

MAY E LEADSOM: o Reino Unido terá uma mulher premiê pela segunda vez, 26 anos depois da saída de Thatcher / Reuters
DR

Da Redação

Publicado em 7 de julho de 2016 às 18h57.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h56.

A sucessora de Cameron

Após uma segunda rodada de votações para decidir sobre a sucessão de David Cameron na liderança do Partido Conservador — e no cargo de primeiro-ministro —, duas candidatas saíram vitoriosas nesta quinta-feira: a ministra do Interior, Theresa May (que obteve 199 votos), e a ministra de Energia, Andrea Leadsom (com 84 votos). O terceiro colocado, o ministro da Justiça, Michael Gove, foi eliminado. A partir de agora, May e Leadsom disputam a preferência dos 150.000 membros do Partido Conservador, que poderão votar por correio. May é a favorita, ainda que tenha sido contra a saída do Reino Unido da União Europeia. O resultado será divulgado no dia 9 de setembro, e a vencedora se tornará a segunda mulher a ocupar o cargo de premiê britânica — a primeira foi Margaret Thatcher (1979-1990), que governou o Reino Unido de 1979 a 1990.

Veja também

Merkel: Rússia “causa distúrbios”

Às vésperas do encontro de líderes da Otan, organização militar que reúne 28 países do Atlântico Norte, a chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta quinta-feira que a Rússia prejudicou a segurança europeia ao “causar distúrbios” aos aliados orientais no continente — numa clara referência à situação da Crimeia, ex-território ucraniano anexado pelos russos em 2014. Diante desse cenário, Merkel disse que os aliados esperam apoio da Otan, cujas relações com a Rússia vêm se deteriorando nos últimos anos. A reunião da aliança — a última com a presença do presidente Barack Obama — será na sexta-feira 8 em Varsóvia, na Polônia, e deverá trazer a confirmação do envio de tropas de 1.000 soldados aos Países Bálticos e ao próprio país-sede.

Coreia do Norte vs. EUA

O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Norte divulgou nesta quinta-feira um comunicado afirmando que as sanções anunciadas pelos Estados Unidos são uma “declaração de guerra”. A nota chama as barreiras comerciais de “crimes” e afirma que o governo em Pyongyang tomará “as contra-medidas mais rigorosas possíveis”. Na quarta-feira 6, pela primeira vez na história, os americanos impuseram barreiras voltadas diretamente para a Coreia do Norte — como o congelamento de bens de norte-coreanos nos Estados Unidos e a proibição de que cidadãos estadunidenses negociem com o país do ditador Kim Jong-un.

Chineses contra o Walmart

Empregados da filial chinesa da rede varejista Walmart vêm protestando contra o que consideram uma mudança drástica nos horários de expediente. Segundo os operários chineses, a companhia americana passou a exigir que os funcionários trabalhem em turnos de 11 horas nos fins de semana. Críticas semelhantes já haviam sido feitas por funcionários nos Estados Unidos. A filial local da rede — sem grandes resultados desde o início de suas operações em 1996 — vem sofrendo com a preferência dos chineses pelo comércio online. Em junho, o Walmart uniu forças com a companhia de e-commerce JD.com, segunda maior empresa do setor na China.

Versão beta do iOS

A empresa de tecnologia Apple lançou na quarta-feira 8 um formato de testes da nova versão de seu sistema operacional, o iOS 10. Como ainda é uma versão beta, o objetivo é que os usuários de iPhone e iPad dispostos a experimentá-la deem feedback à Apple sobre os possíveis erros encontrados e também sugiram melhorias antes do lançamento final — que deve ocorrer nos próximos meses. Entre as novidades prometidas para o iOS 10 está o aprimoramento dos aplicativos nativos de foto e de mensagens.

Samsung na boa

Seis meses depois de anunciar que 2016 seria um “ano difícil”, a empresa de tecnologia Samsung divulgou nesta quinta-feira resultados surpreendentes do último trimestre. Superando a expectativa de analistas do setor, o lucro nas operações da sul-coreana atingiu 6,9 bilhões de dólares — um crescimento de 17% em comparação com o mesmo período de 2015, o que configura o melhor resultado trimestral dos últimos dois anos. A boa notícia se deve às vendas do Galaxy S7, que vem superando o iPhone 6S na preferência dos consumidores nos últimos meses — enquanto as vendas gerais da Apple caíram cerca de 10%, as da Samsung se mantiveram estáveis em relação ao ano anterior.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame