Exame Logo

May diz esperar "planos ambiciosos" nas negociações sobre Brexit

A premiê destacou a "urgência" de um acordo sobre os direitos dos cidadãos após a saída do Reino Unido da União Europeia

May: a conservadora May indicou que, em particular, quer ver "uma urgência no acordo sobre os direitos dos cidadãos" (Christopher Furlong/Getty Images)
E

EFE

Publicado em 19 de outubro de 2017 às 11h51.

Bruxelas - A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, disse nesta quinta-feira que espera "planos ambiciosos" para as próximas semanas em relação às negociações sobre o " Brexit " e destacou a "urgência" de um acordo sobre os direitos dos cidadãos.

Em sua chegada a uma cúpula de líderes europeus em Bruxelas, May afirmou que a reunião servirá para examinar "o progresso concreto conseguido nas negociações" para a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) e, ao mesmo tempo, estabelecer "planos ambiciosos em relação às próximas semanas".

Veja também

A conservadora May indicou que, em particular, quer ver "uma urgência no acordo sobre os direitos dos cidadãos", que é junto com a fronteira com a Irlanda do Norte e o acordo financeiro um dos três âmbitos nos quais se centram as discussões da UE e do Reino Unido na primeira fase de negociação.

A primeira-ministra britânica declarou que a reunião dos líderes servirá ainda para "olhar adiante, para ver de que maneira se pode abordar os desafios que compartilhamos na Europa".

Isso significa, segundo acrescentou, que a UE e o Reino Unido devem "continuar a cooperação", um aspecto que "tem que estar no coração da forte futura associação que queremos construir lado a lado".

Além do "Brexit", segundo a governante britânica, a cúpula tratará outros assuntos, como a política de Defesa, a segurança, a luta contra o terrorismo e a imigração, âmbitos nos quais Londres "seguirá mostrando um papel completo".

May lembrou que há algumas semanas já havia fixado uma ambiciosa agenda para futura cooperação entre as partes, cujo ponto central segue sendo a colaboração em "assuntos-chave" e enfrentar os "desafios compartilhados", confiando em fazer progressos.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoTheresa May

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame