Mais de 3 mil pessoas deixam seus lares no Uruguai por enchentes
O departamento de Salto, situado ao noroeste do Uruguai, é o mais afetado pelas inundações e no qual se concentra a maior quantidade de deslocados
EFE
Publicado em 5 de junho de 2017 às 22h06.
Montevidéu - O número de pessoas deslocadas de seus lares no Uruguai por causa das inundações aumentou para 3.419, segundo informou nesta segunda-feira o Sistema Nacional de Emergência (Sinae).
Segundo a última revisão deste organismo, do total de deslocados no país, 1.113 correspondem a pessoas evacuadas pelas autoridades e 2.306 por iniciativa própria.
O departamento de Salto, situado ao noroeste do Uruguai, é o mais afetado pelas inundações e no qual se concentra a maior quantidade de deslocados, que chegam a 1.957.
Os demais departamentos afetados são Paysandú (noroeste) e Artigas (norte), que contam com 1.253 e 227 pessoas deslocadas, respectivamente.
O Sinae anunciou que suas autoridades percorrerão nesta terça-feira as áreas afetadas em Salto, enquanto que na quarta-feira farão o mesmo em Paysandú.
Tantas as prefeituras, como os bombeiros, a polícia, o exército e os ministérios estão trabalhando para "oferecer uma resposta efetiva na região afetada", segundo detalhou o organismo em um relatório.
O ministro de Defesa do Uruguai, Jorge Menéndez, falou nesta segunda-feira sobre as inundações e assegurou que os três braços das forças armadas estão prestando apoio nas áreas afetadas.
"Precisamos continuar apoiando o que está se realizando, os estudos nos fazem ver que o aumento de nível do rio Uruguai pode ter os seus efeitos ainda nesta área por alguns dias mais, ou aumentar se as chuvas continuarem", destacou Menéndez.