Exame Logo

Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

ÀS SETE - Um ataque de um caminhão-bomba matou pelo menos 300 pessoas e deixou mais de 350 feridas na capital da Somália neste fim de semana

Somália: a explosão tinha como alvo um hotel em uma rua movimentada no distrito de Hodan
DR

Da Redação

Publicado em 16 de outubro de 2017 às 06h32.

Última atualização em 16 de outubro de 2017 às 09h58.

Maia critica

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chamou neste domingo de “incompetente” o advogado de defesa do presidente Michel Temer, Eduardo Carnelós. O parlamentar disparou críticas após o responsável pela defesa do presidente ter classificado como “vazamento criminoso” a divulgação dos vídeos da delação do operador financeiro Lúcio Funaro, que atingem Temer.

Veja também

Às Sete – um guia rápido para começar seu dia

Leia também estas outras notícias da seçãoÀs Setee comece o dia bem informado:

“Não teve vazamento. O advogado é incompetente”, disse Maia. Após Maia criticá-lo, o advogado de Temer divulgou nova nota neste domingo fazendo um “mea culpa”. “Quando divulguei nota ontem, referindo-me a vazamento que qualifiquei como criminoso, desconhecia que os vídeos com os depoimentos de Funaro estavam disponíveis na página da Câmara dos Deputados. (…) Não poderia supor que os vídeos tivessem sido tornados públicos. Somente fiquei sabendo disso por meio de matéria televisiva levada ao ar ontem.”, afirmou.

População de baixa renda volta às compras

Depois de passar dois anos consumindo apenas o básico, as famílias de baixa renda estão aos poucos retomando as compras. O recuo no preço dos alimentos, que pesa mais no bolso dos mais pobres, está abrindo espaço para gastos que até pouco tempo essa parcela da população não pensava em fazer, como comprar um eletrodoméstico novo ou trocar o carro usado por um melhor. Os dados oficiais ainda não capturaram o efeito que o aumento do poder de compra das famílias de baixa renda teve no consumo nos últimos meses, por causa da queda da inflação. Mas uma série de indicadores já apontam nessa direção. Em setembro, o fluxo de pessoas nos shoppings do País teve o maior crescimento desde 2015, puxado pelos shoppings populares.

Vitória de Maduro

Os candidatos do regime chavista venceram as eleições regionais em pelo menos 17 dos 23 estados venezuelanos em disputa, segundo anunciou na noite de domingo a responsável pelo Conselho Nacional Eleitoral, Tibisay Lucena. Às 22h, duas horas depois do fechamento das urnas, ela disse que, com 95,8% dos votos contabilizados, a oposição havia conquistado apenas cinco vitórias, e que em Bolívar o resultado segue indefinido. Atualmente a oposição governa apenas três estados. A vitória mais marcante do governo foi no estado de Miranda, onde fica a capital. A oposição diz não reconhecer os resultados, já que a boca de urna dava vitórias entre 12 e 15 estados. O presidente, Nicolás Maduro, afirmou que a votação é mais uma prova da democracia venezuelana.

Diplomacia até primeira bomba

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, afirmou neste domingo que o presidente Donald Trump o instruiu a continuar os esforços diplomáticos para acalmar as tensões com a Coreia do Norte, dizendo que “esses esforços diplomáticos continuarão até a primeira bomba cair.” Falando no programa State of the Union, do canal CNN, Tillerson minimizou mensagens que o presidente Trump havia postado anteriormente no Twitter sugerindo que Tillerson estava perdendo seu tempo tentando negociar com o “Pequeno Homem Foguete”, apelido depreciativo que Trump deu ao líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un. Trump “deixou claro para continuar meus esforços diplomáticos”, disse Tillerson.

Atentado mata 300 na Somália

Um ataque de um caminhão-bomba matou pelo menos 300 pessoas e deixou mais de 350 feridas no centro de Mogadíscio, na capital da Somália, segundo informações da polícia neste sábado. Aparentemente, a explosão tinha como alvo um hotel em uma rua movimentada no distrito de Hodan. Forças de segurança estavam rastreando o caminhão, que havia levantado suspeitas, disse o capitão da polícia Mohamed Hussein. Até o momento, ninguém reivindicou a autoria do ataque. O grupo extremista al-Shabab, sediado na Somália, recentemente intensificou os ataques contra bases do exército em todo o sul e centro da Somália e muitas vezes almeja áreas de alta renda de Mogadíscio.

U$ 10 mi por Trump

Quando os americanos abriram a edição deste domingo do jornal “The Washington Post”, encontraram um anúncio pouco convencional: a oferta de uma recompensa de 10 milhões de dólares (aproximadamente 31.5 milhões de reais) por informações que causem o impeachment do presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Larry Flynt, dono da revista pornográfica “Hustler” foi quem colocou o anúncio no jornal. Flynt questiona a legitimidade da eleição de Trump e também condena suas atitudes, como tirar os Estados Unidos do Acordo de Paris, que visa minimizar a emissão de poluentes no planeta. Para Flynt, remover Trump da Casa Branca é um dever patriótico para si mesmo e para todos os americanos.

Yellen e a inflação

A presidente do Federal Reserve, o banco central americano, Janet Yellen, afirmou nesste domingo que deve continuar aumentando gradualemnte as taxas de juros na medida em que um crescimento sólido se combina com um mercado de trabalho em bom momento. Mas Yelle reconheceu que a inflação tem sido surpreendentemente baixa nos Estados Unidos. O índice chegou a 1,3% em agosto, abaixo da meta de 2% do Federal Reserve.

Direita vence na Áustria

O Partido do Povo Austríaco (OPV), de centro-direita, venceu as eleições parlamentares realizadas neste domingo na Áustria. Mas, com 31,4% dos votos, o partido precisará de uma coalizão para formar o governo. Se a coalizão for formada, o líder do OPV, Sebastian Kurz, se torne o mais jovem chanceler da Europa e da história da Áustria, com apenas 31 anos. Sua retórica anti-imigração faz a imprensa especular se seu partido se coligará com a legenda de extrema-direita, a FPO, que deve conquistar 27,4% dos votos.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame