Exame Logo

Lazard contrata Rodrigo de Rato, ex-FMI

Banco de investimentos pretende estreitar laços políticos e financeiros com contratação

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O banco de investimentos Lazard contratou Rodrigo de Rato, ex-diretor-geral do Fundo Monetário Internacional, como banqueiro sênior. Rato se reportará diretamente ao presidente do conselho de administração e executivo-chefe da instituição, Bruce Wasserstein, mas não terá assento no conselho. Com a contratação de Rato, o Lazard pretende estreitar os seus laços com políticos e financistas.

Antes de se tornar o número 1 do FMI, em 2004, Rato foi ministro da Economia da Espanha entre 1996 e 2004. Ele também atuou no Banco Mundial, no Banco Europeu de Investimentos e no Banco Europeu para Reconstrução e Desenvolvimento. Quando deixou o FMI, em junho deste ano, muitos esperavam que Rato voltasse a atuar politicamente na Espanha. De acordo com o jornal britânico Financial Times, sua ida para o Lazard desapontou muitos admiradores no país, que esperavam que ele reforçasse os quadros do Partido Popular, de centro-direita e que se opõe ao atual governo espanhol.

Veja também

Segundo Wasserstein, Rato vai assessorar clientes corporativos e auxiliar o Lazard a traçar sua estratégia. "Ele traz uma abundância de conhecimentos econômicos e relacionamentos, tanto no campo privado quanto no público, devido ao seu rico histórico de atuação no setor financeiro", disse.

Rato assumirá sua nova função em fevereiro de 2008. O Lazard já conta com um outro banqueiro sênior - Vernon Jordan, que atuou como advogado de Bill Clinton, quando este presidia os Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame