Kamala Harris anuncia apoio a Joe Biden nas eleições americanas

Apoio da senadora e ex-pré-candidata democrata vem dias antes de mais uma rodada de prévias democratas, na qual 352 delegados estarão em jogo

São Paulo – O ex-vice-presidente dos Estados Unidos e principal líder da corrida eleitoral democrata, Joe Biden, recebeu neste domingo (08) o apoio da senadora da Califórnia, Kamala Harris. Harris foi pré-candidata pelo Partido Democrata, mas suspendeu a sua campanha pela nomeação do partido em dezembro do ano passado, antes do início das prévias eleitorais.

De acordo com uma mensagem publicada no Twitter, Harris acredita que Biden “serviu nosso país com dignidade e precisamos dele mais do que nunca”. “Farei tudo em meu poder para ajudar sua eleição como próximo presidente dos Estados Unidos”.

Com a manifestação de Harris, Biden agora contabiliza o apoio de ex-pré-candidatos democratas de peso, como o ex-prefeito de South Bend, Pete Buttigieg, a senadora do Minnesota, Amy Klobuchar, e o ex-prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. Elizabeth Warren, que desistiu da sua campanha no final da semana passada, ainda não anunciou quem irá endossar na disputa. 

O anúncio da senadora vem poucos dias antes de uma rodada de prévias, em 10 de março, nas quais eleitores democratas de estados como Michigan, Washington, Idaho, Mississippi, Missouri e Dakota do Norte vão às urnas. Ao todo, 352 delegados estarão em jogo neste dia. Até o momento, Biden conta com o apoio de 664 delegados, enquanto seu rival, o senador de Vermont, Bernie Sanders, está com 573.

São necessários ao menos 1.991 delegados para receber a nomeação do Partido Democrata. É apenas a partir da indicação, que acontecerá na convenção nacional do partido em julho, que o mundo conhecerá o nome que efetivamente disputará a presidência com Donald Trump em novembro, quando são realizadas as eleições americanas.

Você já leu todo conteúdo gratuito deste mês.

Assine e tenha o melhor conteúdo do seu dia, talvez o único que você precise.

Já é assinante? Entre aqui.

Deseja assinar e ter acesso ilimitado?

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis
Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.