Mundo

Japão rastreia novo surto de coronavírus após show em teatro de Tóquio

Apesar dos novos casos de covid-19, o governo do Japão pretende manter a reabertura gradual da economia

Japão: uma boy band é a fonte de ao menos 20 casos de coronavírus (Yuichi Yamazaki/Getty Images)

Japão: uma boy band é a fonte de ao menos 20 casos de coronavírus (Yuichi Yamazaki/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 14 de julho de 2020 às 11h04.

Última atualização em 14 de julho de 2020 às 14h14.

Autoridades de saúde de Tóquio apelaram nesta terça-feira para que mais de 800 pessoas que estiveram em um teatro recentemente façam exames de detecção do novo coronavírus, porque se descobriu que uma produção estrelada por membros de uma boy band japonesa é a fonte de ao menos 20 casos.

O governo de Tóquio disse que está se concentrando em um teatro de 190 lugares de Shinjuku, uma área de entretenimento movimentada que abriga um dos maiores bairros da luz vermelha da Ásia, que se tornou o centro de um pico recente de infecções.

O Japão está levando adiante a reabertura de partes do país e planeja reabrir uma pista de um de seus maiores aeroportos, apesar de as infecções persistirem nas grandes cidades, em áreas rurais e em bases militares dos Estados Unidos.

"É crucial que mantenhamos a cautela e evitemos uma disseminação maior das infecções, ao mesmo tempo em que incentivamos a atividade econômica", disse o secretário-chefe de gabinete japonês, Yoshihide Suga, em uma coletiva de imprensa.

O foco mais recente foi localizado no Teatro Molière, que apresentou uma peça estrelada principalmente por membros de uma boy band em ascensão durante seis dias no início deste mês.

O governo da capital disse que soube da primeira infecção de um membro do elenco no dia 6 de julho e que exames revelaram 20 casos relacionados na noite de segunda-feira, pedindo que todos os que assistiram à apresentação façam exames.

Ainda na segunda-feira, os produtores da peça "Werewolf" emitiram um comunicado pedindo que os membros da plateia busquem aconselhamento médico.

"Após um número grande de infecções visto entre nossos espectadores, fomos informados de que todos os 800 espectadores que vieram ver o espetáculo foram identificados como contatos de alto risco", disse a Rise Communications em seu site.

Enquanto Tóquio luta para conter infecções do vírus, rotas de viagem de e para a cidade continuam a ser abertas. O Aeroporto Internacional de Narita, um dos dois maiores da capital, está pretendendo reabrir uma segunda pista antes de um feriado público na semana que vem, noticiou a emissora NHK.

Tóquio relatou 143 casos novos de infecções de coronavírus nesta terça-feira. No total, o Japão relatou cerca de 23 mil infecções e quase mil mortes relacionadas até o momento.

Embora tenha evitado os surtos mais desastrosos vistos em outras nações, o país enfrenta uma recessão profunda, em vez do boom turístico que se esperava da Olimpíada já adiada.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusJapãoTóquio

Mais de Mundo

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo

Com queda de Assad na Síria, Turquia e Israel redefinem jogo de poder no Oriente Médio

MH370: o que se sabe sobre avião desaparecido há 10 anos; Malásia decidiu retomar buscas

Papa celebrará Angelus online e não da janela do Palácio Apostólico por resfriado