Mundo

Israel e Hamas retomam negociações em meio a bombardeios israelenses

Conversas ocorrem em Doha e, em cúpula, países árabes pedem mais pressão internacional para 'fim do derramamento de sangue' em Gaza

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 17 de maio de 2025 às 14h03.

Israel e o Hamas retomaram as negociações de cessar-fogo neste sábado em Doha, no Catar, em meio aos bombardeios israelenses que mataram mais de 10 palestinos na Faixa de Gaza. Nas últimas 72 horas, 146 morreram e 459 ficaram feridos.

O Exército israelense, segundo a agência Reuters, confirmou neste sábado que conduz bombardeios e mobiliza tropas como parte dos preparativos para obter controle sobre Gaza. Desde o início de março, Israel bloqueou a entrada de todos os alimentos, água e ajuda humanitária em Gaza, levando a uma crescente preocupação internacional sobre a situação dos 2,3 milhões de residentes do enclave.

Taher al-Nono, assessor de imprensa da liderança do Hamas, disse à Reuters que começou uma nova rodada de negociações indiretas com a delegação israelense em Doha, discutindo todas as questões "sem pré-condições".

"A delegação do Hamas delineou a posição do grupo e a necessidade de acabar com a guerra, trocar prisioneiros, retirar Israel de Gaza e permitir que a ajuda humanitária e todas as necessidades do povo de Gaza retornem à faixa", disse al-Nono.

O Ministro da Defesa israelense, Israel Katz, também afirmou em comunicado que as negociações para a libertação de reféns israelenses mantidos pelo Hamas foram retomadas em Doha. Ele observou que as negociações começaram sem que Israel concordasse previamente com um cessar-fogo ou com o levantamento do bloqueio.

"O norte de Gaza está passando por uma campanha sistemática de extermínio", disse o Hamas em um comunicado, pedindo aos líderes árabes reunidos em uma cúpula em Bagdá para tomarem medidas práticas para deter a agressão e garantir a entrega de ajuda.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasHamasIsrael

Mais de Mundo

Às vésperas do fim da pausa nas tarifas de Trump, países tentam selar acordos

Exército israelense anuncia 'numerosos ataques' contra alvos militares no Oeste do Irã

Israel afirma que matou o principal comandante militar do Irã

Líderes do G7 pedem 'desescalada' de tensões no Oriente Médio