Mundo

Investimento estrangeiro nos Estados Unidos soma US$ 86,82 bi

Forte fluxo de capitais para o país desperta oposição de congressistas

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

A entrada de investimentos estrangeiros nos Estados Unidos continua forte, a despeito da crescente oposição de parte dos congressistas, que temem que esses capitais dominem setores estratégicos da economia americana. No ano passado, os investimentos atingiram 86,82 bilhões de dólares, praticamente o mesmo nível registrado em 2004 - 86,21 bilhões, informou o Departamento de Comércio nesta sexta-feira (2/6).

O Reino Unido continua como o maior investidor nos Estados Unidos. Em 2005, os britânicos aplicaram 30,31 bilhões de dólares no país, diante dos 23,28 bilhões do ano retrasado. Os japoneses elevaram, pela primeira vez desde 2000, o montante investido no mercado americano, passando de 1,02 bilhão, em 2004, para 3,56 bilhões.

De acordo com The Wall Street Journal, os investimentos estrangeiros são dirigidos para a economia real, como a construção de fábricas e obras de infra-estrutura. O mercado financeiro não atraiu tanto os investidores, que se interessaram menos por ações e títulos de companhias americanas. Os dados do Departamento de Comércio referem-se ao dinheiro aplicado pelos estrangeiros na compra de negócios já implantados ou na abertura de novas companhias. Os valores não incluem a transferência de recursos entre matrizes estrangeiras e suas filiais americanas.

O forte ingresso de capitais internacionais nos Estados Unidos está alimentando a oposição de parte dos congressistas. No ano passado, os legisladores barraram a venda da petroleira Unocal para a chinesa Cnooc. A resistência fez com que os investimentos diretos da China no país recuassem de 93 milhões para 73 milhões entre 2004 e 2005. Neste ano, as tensões acirraram-se com os planos da Dubai Ports World, companhia administrada por Dubai, de assumir o controle de vários portos americanos.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Reino Unido relança sua relação com a Europa em reunião de alto nível

Obama acredita que Biden deveria reconsiderar futuro de sua candidatura, diz jornal

Eleições nos EUA: Trump fará discurso às 21h09 e deve falar por 55 minutos na Convenção Republicana

Eleições Venezuela: Maria Corina Machado, lider da oposição, denuncia ataque; veja vídeo

Mais na Exame