Exame Logo

Indústria americana beneficia-se com o dólar fraco

Dados do Institute for Supply Management indicam aceleração do ritmo industrial em dezembro, puxado pelas exportações

EXAME.com (EXAME.com)
DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

O dólar fraco está estimulando as vendas externas e fomentando a indústria dos Estados Unidos. A desvalorização da moeda americana, grande preocupação dosempresários brasileiros, tem animado os exportadores dos EUA. Em dezembro, o índice de atividade industrial americano, apurado mensalmente pelo Institute for Supply Management, subiu 5,3 pontos (de 54,7 para 60) no caso dos exportadores e 0,8 ponto, na média geral. Essa foi a segunda alta consecutiva do indicador, após vários meses de estabilidade da indústria. Segundo os analistas, o impulso da atividade baseada nas vendas externas mostra que o dólar fraco está aumentando a competitividade americana e fomentando a indústria.

O mercado interno nos EUA também deu sinais positivos no mês passado. Cerca de 40% das empresas que participaram da pesquisa afirmaram que os pedidos domésticos aumentaram em dezembro, contra 16% que apontaram desaceleração, segundo o jornal britânico Financial Times.

Veja também

O único item que desapontou os economistas foi o mercado de trabalho, que registrou desaquecimento. O índice que mede a evolução do nível de emprego baixou de 57,6 para 52,7 pontos em dezembro. O dado preocupa porque muitos analistas esperam que o fortalecimento do mercado de trabalho colabore com a expansão do mercado interno, agora que o corte de impostos promovidos pela gestão Bush começa a fazer efeito.

O resultado geral da pesquisa, porém, é considerado animador pelos economistas. "Ela reforça as evidências apontadas por outras pesquisas de que haverá uma aceleração dos negócios até o final do ano", afirmou Haseeb Ahmed, consultor da Economy.com, ao Financial Times.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame