Exame Logo

Imunologista Anthony Fauci recebe vacina contra covid-19

De acordo com o especialista, a imunização em público foi um sinal de "extrema confiança na segurança e na eficácia da vacina"

Imunologista Anthony Fauci recebe vacina contra covid-19 (GETTY IMAGES/AFP)
A

AFP

Publicado em 22 de dezembro de 2020 às 14h05.

O imunologista Anthony Fauci, assessor do governo dos Estados Unidos para a atual crise sanitária, foi vacinado na segunda-feira (21) contra a covid-19 , junto com outros funcionários de alto escalão e seis profissionais da saúde.

Ainda não sabe investir em bolsa? Descubra e saiba gerenciar melhor seu portfólio com a assessoria do BTG Pactual Digital

Veja também

A vacinação foi transmitida ao vivo, direto do Instituto Nacional de Saúde.

De acordo com o especialista, amplamente respeitado nos EUA, a imunização foi "um sinal para o restante do país de que tenho extrema confiança na segurança e na eficácia desta vacina".

"Quero estimular todos que tiverem a oportunidade a se vacinarem, de modo que possamos ter um manto de proteção no país que ponha fim a esta pandemia", completou.

Fauci foi o primeiro a receber, diante das câmeras, uma dose da vacina Moderna, autorizada na sexta-feira pelos Estados Unidos e desenvolvida em colaboração com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, liderado por ele desde 1984.

O presidente eleito Joe Bien, que tomará posse do cargo em 20 de janeiro, anunciou recentemente que nomearia Fauci seu assessor principal na gestão da crise pandêmica.

Este imunologista, já membro da unidade de crise da Casa Branca, é uma figura de confiança para os americanos desde o início da pandemia.

Acostumado com programas de televisão, repete incansavelmente a utilidade das medidas sanitárias.

No entanto, o presidente em função Donald Trump mostrou várias vezes aborrecimento com suas recomendações, das quais se afasta frequentemente.

"As pessoas estão fartas (de ouvir falar) da covid", disse o presidente em meados de outubro. "As pessoas estão dizendo 'deixem-nos em paz'. Estão fartas. Cansadas de ouvir falar de Fauci e de todos esses idiotas", acrescentou.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusEstados Unidos (EUA)Vacinas

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame