Mundo

IBM já é o maior empregador na Índia

Multinacional americana já tem 43.000 funcionários na Índia, a segunda maior operação da companhia fora dos Estados Unidos

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h38.

A mão-de-obra qualificada e com fluência em inglês transformou a Índia na maior operação da IBM fora dos Estados Unidos. Os 9.000 empregados que a multinacional americana tinha na Índia no início de 2004 agora já são 43.000. Trata-se do maior empregador em território indiano.

Segundo o jornal The New York Times, a estratégia de expansão da IBM na Índia tem sido principalmente a partir  da aquisição de empresas locais. Em 2004, por exemplo, a IBM comprou a Daksh eServices, de Nova Deli, na época a terceira maior empresa de software corporativo da Índia, com 6.000 funcionários.

A subsidiária indiana da IBM cresce não apenas em número de funcionários, mas também em faturamento: no primeiro trimestre, a receita cresceu 61%. No  mesmo período de 2005, havia crescido 55%.

Tal crescimento não é apenas reflexo da exploração de mão-de-obra barata. A IBM também tem feito da Índia um de seus principais centros de excelência em pesquisa e desenvolvimento. Um dos novos projetos custará 200 milhões de dólares.

Existem competidores locais, mas segundo o jornal americano, eles estão cada vez mais distantes. Empresas como a Tata Consultancy e a Infosys Technologies foram pioneiras no modelo de baixo custo em software, mas a capilaridade mundial da IBM faz da companhia americana a mais promissora na região.

"Uma parte significante dos trabalhos da IBM em todo o mundo são entregues daqui", disse para The New York Times  o diretor da IBM na Índia, Shanker Annaswamy.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Reino Unido relança sua relação com a Europa em reunião de alto nível

Obama acredita que Biden deveria reconsiderar futuro de sua candidatura, diz jornal

Eleições nos EUA: Trump fará discurso às 21h09 e deve falar por 55 minutos na Convenção Republicana

Eleições Venezuela: Maria Corina Machado, lider da oposição, denuncia ataque; veja vídeo

Mais na Exame