Mundo

G20 diz estar preparado para estabilizar os mercados

Grupo de países quer manter a estabilidade dos mercados financeiros, mesmo com a queda geral nas bolsas asiáticas

Informação é de um comunicado conjunto dos ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais do G-20 (Jacky Naegelen/Reuters)

Informação é de um comunicado conjunto dos ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais do G-20 (Jacky Naegelen/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de agosto de 2011 às 07h48.

Seul - Integrantes do grupo das 20 principais economias industrializadas e em desenvolvimento (G20) disseram estar preparados para agir de forma coordenada com o objetivo de estabilizar os mercados financeiros e proteger o crescimento em meio à queda geral das bolsas asiáticas.

Os governos dos países do G20 vão continuar em contato próximo e agir conforme a necessidade para "assegurar a estabilidade financeira e a liquidez nos mercados financeiros", diz um comunicado conjunto dos ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais do G20, divulgado pelo Ministério de Estratégia e Finanças da Coreia do Sul.

O vice-ministro de Finanças da Coreia do Sul, Choi Jong-ku, disse, em uma entrevista coletiva, que é muito prematuro falar sobre medidas coordenadas e concretas a serem tomadas pelos países do G20 neste momento. "Todos os movimentos do mercado precisam ser monitorados muito de perto neste momento", afirmou Jong-ku.

Ele relatou que os membros do G20 concordaram que as últimas medidas da zona do euro para conter a crise da dívida precisam ser implementadas a toda velocidade. Já os EUA, segundo Jong-ku, disseram aos outros membros do grupo que a motivação inicial da agência de classificação de risco Standard & Poor's para o rebaixamento do rating (nota) dos EUA foi baseada em um erro de cálculo da agência. Os EUA transmitiram aos demais integrantes do G20 as garantias recebidas das agências Moody's e Fitch de que não têm planos de rebaixar o rating do governo norte-americano. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:AçõesAgências de ratingbolsas-de-valoresCrises em empresasG20Mercado financeiroRating

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado