Mundo

Sobe para 44 o número de mortos por chuvas no México; 35 mil moradias danificadas

País enfrenta tempestades desde quinta-feira, que atingem especialmente as regiões central e leste do país e já danificaram mais de 35 mil residências

Enchente em Poza Rica, no México, em 10 de outubro (Marco Antonio Perez/AFP)

Enchente em Poza Rica, no México, em 10 de outubro (Marco Antonio Perez/AFP)

AFP
AFP

Agência de notícias

Publicado em 11 de outubro de 2025 às 14h58.

Última atualização em 12 de outubro de 2025 às 15h01.

Subiu para 44 o número de mortos após dias de chuvas intensas e inundações no México, informou o governo federal neste domingo, 12. As precipitações torrenciais, causadas pelas tempestades tropicais Priscilla e Raymond, desencadearam deslizamentos de terra e inundações em cinco estados do país.

O balanço de vítimas divulgado pelo governo detalha as fatalidades: 18 pessoas morreram no estado de Veracruz, 16 em Hidalgo, 9 em Puebla e 1 em Querétaro.

Estas precipitações acontecem no final da temporada de chuvas, após um sistema tropical formado no Golfo do México entrar pelo leste, até chegar à Sierra Madre Oriental, o que favoreceu as precipitações, segundo meteorologistas.

Até a tarde de sábado, 11, o número de óbitos pelas chuvas no México era 37.

Relatam-se danos em mais de 35.000 residências, sobretudo pelo transbordamento de rios que obrigaram famílias inteiras a abandonarem seus lares.

As precipitações também provocaram fechamento de estradas devido a deslizamentos e desmoronamentos, cortes de energia elétrica e falhas nas telecomunicações.

A temporada de chuvas tem sido particularmente intensa neste ano no México, com níveis históricos na capital.

O governo da presidente mexicana Claudia Sheinbaum mobilizou um plano de resposta emergencial destinado a prestar apoio a 139 municípios atingidos. O exército divulgou imagens de soldados em botes salva-vidas retirando moradores de áreas inundadas, e de equipes de resgate enfrentando ruas tomadas por água e lama na altura da cintura.

A presidente Sheinbaum utilizou a rede social X para reforçar a coordenação federal: "Continuamos com atenção à emergência em Veracruz, Hidalgo, Puebla, Querétaro e San Luis Potosí, em coordenação com os governadores, bem como com várias autoridades federais. O Comitê Nacional de Emergência está em sessão permanente".

Acompanhe tudo sobre:MéxicoChuvas

Mais de Mundo

Democratas fazem proposta para encerrar shutdown, mas republicanos rejeitam

Trump reforça desejo de se reunir com Putin na Hungria

'Acordo de Paris não seria possível hoje', diz 'pai' do tratado