Mundo

Forte terremoto atinge a Colômbia e deixa seis feridos

O tremor, originalmente medido como tendo magnitude 7,0, foi sentido centenas de quilômetros ao sul de Quito, a capital do Equador

A situação pode piorar nas próximas horas por causa de uma forte réplica de 6,1 graus de magnitude que profundidade de 35 quilômetros (Frederick Florin/AFP)

A situação pode piorar nas próximas horas por causa de uma forte réplica de 6,1 graus de magnitude que profundidade de 35 quilômetros (Frederick Florin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2013 às 16h53.

Bogotá - Um forte terremoto sacudiu neste sábado o sudoeste da Colômbia, danificando mais de 100 casas e causando ferimentos leves em seis pessoas. O tremor, contudo, não ocasionou grande destruição a estradas e pontes, disseram autoridades.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos mediu o terremoto com uma magnitude de 6,9. O epicentro estava localizado 10 quilômetros a sudoeste de Pasto, perto da fronteira com o Equador, e a 130 quilômetros de profundidade.

O tremor, originalmente medido como tendo magnitude 7,0, foi sentido centenas de quilômetros ao sul de Quito, a capital do Equador, onde edifícios balançaram por pelo menos dois minutos. Alguns moradores da capital colombiana, Bogotá, foram retirados rapidamente de suas casas.

Algumas pessoas sofreram ferimentos e edifícios, principalmente casas, também apresentaram danos.

"Até agora, temos 124 casas, uma clínica de saúde e três escolas danificadas, e uma igreja foi destruída, mas ninguém morreu ou está desaparecido. Há cinco adultos e uma criança com ferimentos", disse Carlos Iván Márquez, chefe do gabinete de serviços de emergência nacional.

"Confirmamos que não emitimos alerta de tsunami e que não houve tremores secundários", disse ele aos jornalistas.

A imprensa equatoriana afirmou que o terremoto foi sentido no país e que moradores da cidade costeira de Manta foram retirados brevemente de suas casas, mas que não há informações sobre grandes danos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaDesastres naturaisTerremotos

Mais de Mundo

Irã prolonga em 2 horas o período de votação para 2º turno que definirá novo presidente

A menos de um mês das eleições na França, extrema direita e seus rivais tentam angariar mais votos

Israel envia emissário ao Catar para negociar cessar-fogo em Gaza

Eleições nos EUA: Herdeira da Disney pressiona Biden a desistir e apoia Kamala Harris

Mais na Exame