Mundo

Forte terremoto atinge a Colômbia e deixa seis feridos

O tremor, originalmente medido como tendo magnitude 7,0, foi sentido centenas de quilômetros ao sul de Quito, a capital do Equador

A situação pode piorar nas próximas horas por causa de uma forte réplica de 6,1 graus de magnitude que profundidade de 35 quilômetros (Frederick Florin/AFP)

A situação pode piorar nas próximas horas por causa de uma forte réplica de 6,1 graus de magnitude que profundidade de 35 quilômetros (Frederick Florin/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de fevereiro de 2013 às 16h53.

Bogotá - Um forte terremoto sacudiu neste sábado o sudoeste da Colômbia, danificando mais de 100 casas e causando ferimentos leves em seis pessoas. O tremor, contudo, não ocasionou grande destruição a estradas e pontes, disseram autoridades.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos mediu o terremoto com uma magnitude de 6,9. O epicentro estava localizado 10 quilômetros a sudoeste de Pasto, perto da fronteira com o Equador, e a 130 quilômetros de profundidade.

O tremor, originalmente medido como tendo magnitude 7,0, foi sentido centenas de quilômetros ao sul de Quito, a capital do Equador, onde edifícios balançaram por pelo menos dois minutos. Alguns moradores da capital colombiana, Bogotá, foram retirados rapidamente de suas casas.

Algumas pessoas sofreram ferimentos e edifícios, principalmente casas, também apresentaram danos.

"Até agora, temos 124 casas, uma clínica de saúde e três escolas danificadas, e uma igreja foi destruída, mas ninguém morreu ou está desaparecido. Há cinco adultos e uma criança com ferimentos", disse Carlos Iván Márquez, chefe do gabinete de serviços de emergência nacional.

"Confirmamos que não emitimos alerta de tsunami e que não houve tremores secundários", disse ele aos jornalistas.

A imprensa equatoriana afirmou que o terremoto foi sentido no país e que moradores da cidade costeira de Manta foram retirados brevemente de suas casas, mas que não há informações sobre grandes danos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaDesastres naturaisTerremotos

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo