Mundo

EXAME POLÍTICA: podcast analisa incêndios nos EUA e negacionismo de Trump

O podcast EXAME Política vai ao ar todas as sextas-feiras com os grandes temas do momento na eleição americana

Centro de São Francisco ficou com o céu escuro e laranja por conta da fumaça e do fogo (REUTERS/Stephen Lam) (Stephen Lam/Reuters)

Centro de São Francisco ficou com o céu escuro e laranja por conta da fumaça e do fogo (REUTERS/Stephen Lam) (Stephen Lam/Reuters)

CR

Carolina Riveira

Publicado em 18 de setembro de 2020 às 11h16.

Última atualização em 18 de setembro de 2020 às 14h01.

Os incêndios na Califórnia estão longe de ser importantes só para uma região dos Estados Unidos. Ao menos 19 pessoas morreram e milhares tiveram de deixar suas casas, algumas famílias tendo todo o patrimônio destruído. Enquanto isso, a fumaça já começa a se espalhar para outras regiões -- deixando o céu de algumas regiões vizinhas laranja e acendendo o sinal de alerta sobre o tamanho do dano dos incêndios.

A tragédia faz diferença para a eleição nos Estados Unidos? O novo episódio do podcast EXAME POLÍTICA – temporada Eleições Americanas, que vai ao ar todas as sextas-feiras, traz uma análise sobre o impacto político dos incêndios. O pleito americano acontece em 3 de novembro e o presidente Donald Trump disputa a reeleição com o democrata Joe Biden.

O podcast conta com a participação de Maurício Moura, fundador do instituto de pesquisa Ideia e professor da George Washington University na área de políticas públicas, e o jornalista Sérgio Teixeira Junior, que de Nova York cobre as eleições americanas para EXAME. A editora de macroeconomia da EXAME, Fabiane Stefano, media o debate.

https://open.spotify.com/episode/3Ev2siDlZlOyy3tVKStS1r?si=Ytu6lZc_RlKyXq67kXgzvg

De um lado, os democratas (que governam a Califórnia) têm prometido aumentar recursos contra o aquecimento global e atraído eleitores mais jovens. Já o presidente Donald Trump tem se afastado da pauta ambiental -- assim como parte de seus eleitores. Na prática, o tema ambiental não está entre as prioridades do eleitor americano, como mostram as pesquisas recentes. E isso pode impactar na eleição.

O episódio traz ainda as expectativas para a eleição em um dos estados mais decisivos do pleito, o Michigan. Nova pesquisa exclusiva da parceria Exame/IDEIA, com o instituto de opinião público IDEIA, mostra que Biden aparece ganhando em todos os lugares do estado, que foi crucial para a vitória de Trump em 2016. Por lá, o republicano ganhou com só 11.000 votos de vantagem entre os 4 milhões de eleitores.

O podcast EXAME Política vai ar toda as sextas-feiras com os principais temas da eleição americana. Clique aqui para ver o canal no Spotify, ou siga na sua plataforma de áudio preferida, e não deixe de acompanhar os próximos programas.

Acompanhe tudo sobre:DetroitDonald TrumpEleições americanasEstados Unidos (EUA)Joe BidenPodcasts

Mais de Mundo

Com eleições antecipadas, oposição de esquerda se reunirá em uma 'Frente Popular' na França

Por que os super-ricos ameaçam deixar o Reino Unido nos próximos anos?

Israel prossegue ofensiva em Rafah, Biden culpa Hamas por atraso na trégua

ONU alerta que faltam 'muitas questões a resolver' antes da COP29

Mais na Exame