Mundo

Ex-juiz Garzón apoia referendo sobre monarquia na Espanha

Partidos de esquerda e movimentos republicanos saíram esta semana às ruas para exigir a convocação de um plebiscito sobre o modelo de Estado da Espanha


	Felipe e Juan Carlos: este "é o momento para que o povo espanhol se pronuncie a favor ou não", disse o ex-magistrado
 (Sergio Perez/Reuters)

Felipe e Juan Carlos: este "é o momento para que o povo espanhol se pronuncie a favor ou não", disse o ex-magistrado (Sergio Perez/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de junho de 2014 às 15h09.

Buenos Aires - O ex-juiz espanhol Baltasar Garzón se mostrou favorável à convocação de um referendo na Espanha sobre a continuidade da monarquia após a abdicação do rei Juan Carlos, informou nesta quarta-feira a agência estatal de notícias argentina Télam.

Partidos de esquerda e movimentos republicanos saíram esta semana às ruas para exigir a convocação de um plebiscito sobre o modelo de Estado da Espanha, logo depois de o monarca anunciar que entregará a coroa para seu filho, Felipe.

"Vivemos em um país democrático no qual a democracia está estabelecida, a monarquia foi ditada na sua época pelo ditador (Francisco Franco) e, portanto, este é o momento para que o povo espanhol se pronuncie a favor ou não", disse o ex-magistrado a jornalistas na cidade de Neuquén, na Patagônia argentina, segundo a Télam.

O governista Partido Popular (PP) e líderes da principal força de oposição, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), rejeitaram os pedidos de convocação do referendo para consultar a população sobre se a Espanha deve continuar sendo uma monarquia ou se transformar em república.

Garzón, abertamente republicano, acrescentou que "desde o final da ditadura o povo espanhol foi alvo de muitos nãos quanto a mostrar sua opinião sobre como deve ser a forma do governo". 

Acompanhe tudo sobre:EspanhaEuropaPiigsPolítica

Mais de Mundo

Governo da França considera muito provável que alguns casos de mpox apareçam no país

Universidades de Bangladesh reabrem pela primeira vez após protestos estudantis

Netanyahu afirma que "não está cedendo" ao Hamas em negociação sobre cessar-fogo

Trump espalha desinformação sobre Kamala Harris usando tema de mudança climática

Mais na Exame