Mundo

EUA prometem US$ 500 milhões em ajuda por guerra na Síria

O pacote irá ajudar os refugiados e comunidades de acolhimento nos países vizinhos afetados pela crise

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2014 às 13h06.

Ancara - O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, anunciou nesta sexta-feira ajuda humanitária de cerca de 500 milhões de dólares para as pessoas e países afetados pela guerra civil na Síria.

O pacote de ajuda inclui mais de 250 milhões de dólares "para ajudar os refugiados e comunidades de acolhimento nos países vizinhos afetados pela crise", disse Kerry em comunicado.

Há cerca de 3 milhões de refugiados sírios registrados em países vizinhos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mas muitos continuam deslocados na própria Síria por causa do avanço dos militantes islâmicos ou estão tendo dificuldade para chegar a passagens de fronteira abertas.

A agência de refugiados da ONU (Acnur) disse há duas semanas que quase metade de todos os sírios tinham sido forçados a deixar suas casas por causa do conflito, e um total de 6,5 milhões estariam deslocadas dentro da Síria.

As maiores concentrações de refugiados em países vizinhos estão no Líbano (1,17 milhão), Turquia (830 mil) e Jordânia (613 mil), de acordo com o Acnur. Outros 215.000 estão no Iraque, Egito e outros países.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasEstados Unidos (EUA)GuerrasPaíses ricosSíria

Mais de Mundo

Surto de mpox na África preocupa OMS

Papa pede 'busca pela verdade' na Venezuela em meio ao aumento da pressão internacional

Protestos contra o governo em Bangladesh deixam mais de 70 mortos e 300 feridos

Ucrânia recebe primeiros caças F-16 para enfrentar a Rússia

Mais na Exame